Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Definidos 8 dos 16 classificados para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa

05 de dezembro, 2017

A Liga dos Campões da Europa têm 8/16 classificados definidos para as oitavas de final da competição. Nesta terça, 5, foram 8 jogos dos grupos A, B, C, D. Também ficou definido 4 classificados para fase de playoffs da Liga Europa.

Classificados:
Manchester United-ING
Basel-SUI
Paris Saint Germain-FRA
Bayern de Munique-ALE
Roma-ITA
Chelsea-ING
Barcelona-ESP
Juventus-ITA

Foto: Manchester United/Site

No grupo A, Manchester United e Basel confirmaram a classificação após vencerem seus jogos nesta última rodada. Na terceira posição o CSKA Moscou-RUS garantiu pelo menos a vaga na Liga Europa. O tradicional Benfica-POR perdeu todos os 6 jogos, e marcou apenas 1 gol na competição. Diante da qualidade dos times desse grupo, já era esperado que o Manchester se classificasse tranquilamente em primeiro. O único tropeço da equipe de José Mourinho foi diante do Basel, na Suíça, por 1×0.

No grupo B, a maior disparidade entre os classificados e não-classificados. PSG e Bayern de Munique com 15 pontos ambos, avançaram, o escocês Celtic com 3 pontos se classificou para a Liga Europa, e o Anderlecht, da Bélgica, também com 3 pontos, ficou na lanterna. Do grupo B saem dois dos favoritos ao título, tanto PSG como Bayern em ótima fase as equipes são líderes de seus campeonatos nacionais, e só perderam pontos na Liga dos Campeões no confronto direto. Muito se comentava sobre o potencial do Bayern após a derrota por 3×0 para o PSG no Parque dos Príncipes, na França. Mas na partida de hoje mostrou como é forte em seus domínios, na Alemanha vencendo o PSG por 3×1.

No grupo C, Roma e Chelsea estão garantidos na próxima fase, ambos com 11 pontos. A surpresa é o Atlético de Madrid, semifinalista na última competição, fora das oitavas, em 3º lugar, com 7 pontos (classificado para a Liga Europa). O Qarabag, do Azerbaijão, completa o grupo, com 2 pontos. A Roma entra como coadjuvante nos playoffs com a dura missão de superar outras equipes tecnicamente melhores. É difícil imaginar a Roma como finalista ou campeã, mas o futebol tem muitas surpresas. Para isso, a equipe italiana precisa melhorar principalmente sua defesa. Já o Chelsea, atual campeão inglês, tem no banco um dos melhores técnicos do mundo, e confia em Antônio Conte para levar os blues longe nesta Liga dos Campeões.

Foto: Chelsea/Site

Foto: Barcelona/Site

No grupo D, um dos duelos mais esperados da fase de grupos. Juventus e Barcelona reeditaram a final da Liga dos Campeões de 2015. Barcelona, com 14 pontos, e Juventus, com 11, avançaram às oitavas. Sporting-POR, com 7 pontos, classificado para Liga Europa, e Olympiacos-GRE com 1 ponto, completam o grupo. Desse grupo também saem dois dos favoritos ao título, Barcelona e Juventus. O renovado Barça não conta mais com Neymar, mas tem Messi, Suárez, e cia., e lidera com sobra o Campeonato Espanhol. Já a Juvi não tem mais os defensores Dani Alves, e Bonucci. A defesa, ponto forte do time, foi então reforçada com a chegada de Matuidi no meio campo, e deposita cada vez mais as esperanças no argentino Paulo Dyballa, que evolui seu futebol de forma incrível a cada temporada.

Amanhã, às 17h45 serão realizados os jogos restantes que definem os outros 8 classificados para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Foto destaque: Bayern de Munique / Site
Texto: Frederik Lomônaco