Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Copom reduz taxa Selic para 5,5% e registra a menor da história

18 de setembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Economia. Nesta quarta feira, 18, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir, pela segunda vez consecutiva, a taxa básica de juros da economia, a Selic. Agora, ela passa de 6% ao ano para 5,5% ao ano. Essa redução representa o menor patamar da história do Banco Central, que teve inicio em 1986.

De acordo com a pesquisa semanal do BC a instituições financeiras no Boletim Focus, a decisão, que teve placar unanime, já era esperada pelo mercado financeiro. Além disso, o estudo revelou que há expectativa para que a Selic volte a ser reduzida em 0,5 ponto percentual em outubro, permanecendo em 5% ao ano na última reunião de 2019 marcada para dezembro.

Leia também: Ações de auditoria economizam R$ 50 milhões

Essa tendência deve se repetir em 2020, quando o mercado também não espera por alteração na Selic. A expectativa, que na semana passada a Selic estaria em 5,25% ao ano no fim de 2020, agora é 5% ao ano. No entanto, em 2021, a expectativa é que a Selic volte a subir e encerre o período em 7% ao ano.

Selic

A taxa básica de juros é usada como referência para as outras taxas cobradas de famílias e empresas. Ela é usada no controle da inflação, que está abaixo da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2019 e 2020.

Com a redução da Selic, estipulada pelo Copom, a tendência é que o crédito fique mais barato. Isso acontece porque há um incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marco Gomes 18 de setembro de 2019

    Medida importante para alavancar o consumo e a economia.

Avatar
Deixe um comentário