Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Interesse de jovens por viagens movimenta turismo em 2017

09 de janeiro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Viagens. Busca por destinos de nicho resulta em balanço positivo para Encontre Sua Viagem

Só quem já viajou, conheceu novos lugares, sabores e culturas, sabe quão prazerosa essa ação pode ser. Depois da primeira experiência, sucessivamente outras começam a acontecer, digamos, inevitavelmente. Nos jovens, o interesse por viagens vem surgindo cada vez mais cedo! E mesmo em um ano difícil como 2017, no qual a economia lutou dia após dia para se recuperar, o turismo permaneceu se desenvolvendo e grande parte disso se deve a esse público.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pelo BDET – Boletim de Desempenho Econômico Turístico, só no primeiro semestre de 2017, o turismo já movimentou cerca de R$8,2 bilhões.

“Sozinho ou acompanhados, os jovens estão sempre em busca do próximo destino. Eles viajam, voltam e já programam o próximo passeio. Essa nova cultura entre eles faz com que o turismo tenha um desenvolvimento positivo. Esse nicho é grande, e se bem explorado, pode apresentar boa lucratividade”, fala Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem.

De acordo com o empresário, a marca que é uma rede de franquias com foco em serviços de turismo, registrou em 2017, 60% de crescimento no número de vendas de pacotes de viagens para jovens de 19 a 32 anos. Henrique conta que o brasileiro tem mudado os destinos de suas viagens e optado por lugares – principalmente no Brasil – que contemplam a natureza.

Destinos exuberantes e baratos
Entre os destinos mais procurados por eles estão: Capitólio (MG), Parque Estadual do Jalapão (TO), Foz do Iguaçu (PR), Lençóis na Chapada Diamantina (BA) e Parnaíba (PI). E os preços para esse tipo de viagem não são tão altos como os convencionais (EUA e Europa). “Hoje é possível encontrar uma variedade de pacotes econômicos para essas regiões que reúnem cachoeiras, grutas, cavernas, piscinas naturais, entre outros. A partir de R$1.200 já é possível realizar uma viagem muito bacana”, falou Henrique.

Busca por viagens garante resultado positivo no balanço anual
Além do turismo de natureza, o empreendedor conta que o de luxo e o de negócios também contribuiu bastante para o faturamento de 2017. Aliás, falando em faturamento, Henrique conta que o balanço do ano passado, como desejado, foi positivo. “No geral foi muito bom. Tivemos uma boa procura pelos nossos serviços e pelo nosso negócio. Vendemos 80 unidades de franquias e crescemos 20% no faturamento em comparação a 2016”, falou.

Para 2018 as expectativas também são boas. “Se em 2017, apesar das instabilidades, conseguimos apresentar crescimento, temos total confiança de que este ano, as coisas melhorarão e muito. Ainda mais agora com a economia mostrando reação”, explicou Mol, dizendo que a projeção é de que haja 100 novas franquias.

Negócio rentável
A partir de R$ 5 mil de investimento é possível ter seu modelo de negócio home office. Este possui diversas modalidades que podem variar a taxa de franquia, chegando ao máximo de R$20 mil. A escolha fica a critério do franqueado. O lucro líquido mensal é a partir de R$5 mil, e o prazo de retorno estipulado entre 3 a 12 meses.

“Nosso negócio vem recebendo uma boa aceitação, além do investidor aplicar pouco dinheiro, nós damos respaldo com nosso suporte e know-how. Até mesmo quem nunca teve a experiência de gestão pode adquirir a franquia porque oferecemos conhecimento em diversos setores, como administrativo, de franquias e turismo. Ou seja, o investidor recebe embasamento para dar início a sua operação”, explicou.

Para quem busca uma estrutura maior, a empresa oferece ainda a modalidade de negócio Loja. Neste, o investimento é de R$40 mil (taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação), lucro líquido de R$14 mil e o prazo de retorno de 12 a 24 meses.

Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG). A franquia especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. Com dois modelos de negócio – Loja Física e Home Office, a franquia oferece ao cliente desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos. O negócio se encaixa no modelo de microfranquias e a partir R$5 mil já é possível se tornar um franqueado.