Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Governo de Minas planeja implantar trem turístico de BH a Inhotim

28 de fevereiro, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Lazer. A implantação de um trem turístico entre o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação de Belo Horizonte, ao centro de Inhotim, em Brumadinho. Este foi o projeto anunciado, nesta quinta-feira, 28, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte (foto).

Segundo ele,  trata-se de uma medida importante para recuperar a economia da cidade que sofre com as consequências do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, ocorrido há cerca de um mês.

O projeto será liderado pela Setop e Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da CGE e do Ministério do Turismo. “Será um túnel do tempo, ligando o turista de um museu histórico ao maior museu de arte contemporânea do mundo; a Minas tradicional a Minas contemporânea”, explicou Matte.

Circuitos turísticos

O secretário anunciou também uma série de medidas para fortalecer e promover o turismo no Estado. Atualmente, apenas 5,85% dos desembarques de turistas internacionais e domésticos acontecem em Minas.

De acordo ele, serão elaboradas parcerias público privadas (PPPs) para fomento da atividade turística no Circuito das Águas e gestão dos parques naturais.

“Vamos fortalecer os 47 Circuitos Turísticos como destinos relevantes. A política de regionalização do turismo é uma orientação federal, executada em Minas Gerais por meio da implantação de instâncias de governança regionais, as Associações de Circuitos Turísticos de Minas Gerais”, assinala.

Atualmente, os circuitos envolvem 567 municípios, que estão certificados e participam das atividades, projetos e programas da secretaria.

CRER melhor

Outro anúncio feito por Matte diz respeito à retomada do projeto de Turismo Religioso na Serra da Piedade, baseado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha.

O Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) interliga o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (SP) ao Santuário Nossa Senhora da Piedade (MG).

O objetivo é desenvolver e estruturar o segmento de Turismo Religioso a partir da formatação de produtos que associem experiências turísticas à religiosidade.

Há diversos outros projetos da pasta relacionados à cultura e o turismo, de acordo com o secretário.

Leis mais sobre turismo e cultura no JC.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!