Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Expominas faz parceria inédita com Unesco

01 de dezembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Documento. Entidades assinaram a “Convenção de Cooperação para o Desenvolvimento da Filosofia, da Cultura, das Instituições Culturais e da Economia da Cultura em Minas Gerais

O Expominas, um dos maiores e mais modernos centros de eventos da América Latina e Mineiraria, localizado em Belo Horizonte, e a Cátedra Unesco de Filosofia da Cultura e das Instituições, atrelada à Universidade de Paris 8, acabam de assinar a “Convenção de Cooperação Para o Desenvolvimento da Filosofia, da Cultura, das Instituições Culturais e da Economia da Cultura Em Minas Gerais”. O documento prevê o apoio da Unesco para a reflexão relacionados a estes temas, bem como viabilizar eventos de âmbito nacional e internacional, participando de uma rede Unitwin entre a academia, a cultura e sua economia e ainda promover eventos culturais no Expominas.

Para Lucas Guimaraens, diretor de Relações Institucionais da empresa mineira, trata-se de um importante passo em âmbito nacional. “De um lado, a Unesco está sempre atenta às boas práticas e aos melhores casos de sucesso no mundo. Ao mesmo tempo, ela apoia as instituições (governamentais ou não governamentais) que querem ou já possuem uma estrutura e um caso de excelência.

É por meio das parcerias que a Unesco pode se mostrar viva, independente das políticas locais. De outro lado, o Expominas e a Mineiraria, com essa parceria, têm a possibilidade de desenvolver projetos internacionais, de interesse de todo o mundo, obrando pela paz e, ao mesmo tempo, reforçando a cultura, a educação e o turismo em Minas Gerais e no Brasil”, explica.

Jacques Poulain, titular da Cátedra Unesco de Filosofia da Cultura e das Instituições Université Paris 8, endossa o fundamento da parceria. “Reforçar o diálogo transcultural entre a universidade, os cidadãos e os diferentes povos que vivem no Brasil. O Expominas e a Mineiraria desenvolvem este diálogo em todas as áreas da vida social e cultural, mobilizando todos os componentes das diversas populações plurais de Minas Gerais de maneira exemplar.”

O início da parceria está previsto para 2020 e já está confirmada a realização de três eventos de porte internacional, no Expominas: o Encontro Mundial e Temático de Cátedras de Cultura da Unesco, onde os maiores especialistas e catedráticos Unesco estarão presentes. Uma grande feira de Universidades (públicas ou privadas) que poderão mostrar seus trabalhos e suas áreas de excelência, tanto para os estudantes como para os professores ou outros profissionais. O Encontro de Gastronomia, que tende a fazer jus ao selo recém-adquirido de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia para Belo Horizonte. A ideia é reunir, de um lado, chefs e administradores de restaurantes e, de outro, produtores, agricultores familiares e todos os agentes da cadeia produtiva e criativa da gastronomia. Está no escopo também a realização do Encontro do Patrimônio Imaterial Físico, como as florestas, rios e oceanos, bem como as culturas dos povos tradicionais. Trata-se de uma tipologia de patrimônio não existente, mas que pode auxiliar a reflexão sobre a vida do ser humano no futuro.

Para o diretor de Relações Institucionais do Expominas, essa é uma continuidade de intercâmbio entre Brasil e França, assim como o começo de troca com a Unesco. “Já tivemos, ao longo dos últimos anos, inúmeros intercâmbios com a França, uma das maiores parceiras de Minas Gerais. Os objetivos elencados na Constituição da Unesco são os da ajuda mútua e os do intercâmbio entre as culturas e as nações. Trata-se, pois, do início de diversos intercâmbios e trocas possíveis”, conclui.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    frete florianopolis 2 de dezembro de 2019

    Bem explicado, parabéns aos responsáveis do site.

Avatar
Deixe um comentário