Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Belotur lança visitas virtuais ao Conjunto Moderno da Pampulha

21 de abril, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Conectado. Estar em casa não é mais motivo para deixar de conhecer ou relembrar lugares especiais da capital mineira. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, vai disponibilizar a visita virtual de alguns dos mais adorados pontos turísticos da cidade, começando pelo Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Mundial da Unesco na Categoria Paisagem Cultural. A cada sexta-feira, um atrativo terá sua visitação on-line lançada no Portal Belo Horizonte. A estreia será a Igreja São Francisco de Assis, conhecida carinhosamente por Igrejinha da Pampulha. Para fazer o tour, acesse o Portal Belo Horizonte, via celular ou computador.

O projeto de tours virtuais desenvolvido pela Belotur já estava dentro do planejamento da Prefeitura, como ação que visa o fortalecimento e o desenvolvimento do turismo na região da Pampulha. O lançamento, no entanto, ganha maior importância em um contexto no qual as interações on-line com a cidade se tornam uma nova forma de vivenciá-la.

Leia também: Romeu Zema anuncia parceria inédita para entrega domiciliar de medicamentos

“A indicação do isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, tem mexido com a rotina de milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive no que diz respeito à cultura e entretenimento. Essas visitas são mais uma opção de lazer para o cidadão e turista. Para quem já visitou os atrativos pessoalmente, é uma oportunidade de perceber novos detalhes, ângulos e informações. Para quem ainda não conhece, é a chance de descobrir esses espaços e suas histórias”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Quem acessar a página das visitas vai se deparar com uma verdadeira experiência de realidade virtual. O modelo une imagens aéreas captadas por drones e fotos 360° feitas em solo, que criam uma visitação interativa com alto grau de imersão e realismo. Cada atrativo ganhou registros outdoor e indoor. Isso significa que não só os salões, obras e espaços internos poderão ser apreciados, mas também os jardins de Burle Marx, traços arquitetônicos e tudo que compõe a paisagem reconhecida pela Unesco. Nas próximas semanas, sempre às sextas-feiras, serão disponibilizadas visitas virtuais à Casa Kubitschek, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Iate Tênis Clube.

Conjunto Moderno da Pampulha

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra-prima que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, tornou-se, em julho de 2016, Patrimônio Cultural da Humanidade, título emitido pela Unesco. O complexo inclui os edifícios e jardins da Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d’água e da orla da Lagoa. Contempla também a Praça Dino Barbieri e a Praça Alberto Dalva Simão, ambas projetadas por Burle Marx.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário