Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Alentejo é como voltar ao passado a um Portugal rural, calmo e aconchegante

13 de dezembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Enoturismo. Considerada a “Nova Toscana”, região fica à margem sul do Rio Tejo e abriga cerca de 22 mil hectares de vinhedos com infraestrutura para receber turistas do mundo inteiro

Viajar para o Alentejo, em Portugal, é como voltar ao passado e se deparar com uma Europa rural, calma e aconchegante. É nessa região, à margem Sul do rio Tejo – que corre vindo da Espanha até Lisboa, – e se estende até ao extremo sul do país onde faz fronteira com o Algarve – que se esconde um Portugal profundo, onde o tempo segue seu próprio ritmo. Trata-se de uma zona agrícola portuguesa, que soma a boa comida e os excelentes vinhos a uma atmosfera de paz e tranquilidade, onde se vive a tradição aliada à modernidade.

Apesar de ocupar mais de um terço do território do país, o Alentejo concentra apenas um décimo de sua população. Dá para entender porque o silêncio, um luxo nas grandes cidades, é tão marcante por lá. Alia-se a isso os cerca de 22 mil hectares de vinhedos e uma média de 300 dias de sol por ano, e pronto: nasce o destino ideal para quem quer fugir do burburinho durante as férias.

É também no Alentejo que se produz quase metade do vinho certificado de Portugal, o que faz com que muitos classifiquem a região como uma “nova Toscana” – em uma versão bem mais acessível que a original italiana. A classificação se justifica pelo clima marcado por verões quentes com noites frias e o solo, formado por cal, argila, areia e magnésio. Essas condições proporcionam a produção de uvas especiais, que dão o sabor, a maciez e a cor viva que distinguem os vinhos alentejanos. Merecem destaque as castas tradicionais portuguesas Trincadeira e Aragonez.

A região é hoje um dos destinos do enoturismo. Do simples apreciador ao verdadeiro connoisseur, há opções de passeios completos, que funcionam como visitas guiadas em um museu.

Fotos: CVRA


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário