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Sergio’s celebra 40 anos de olho no futuro

03 de agosto, 2018
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Varejo. Maior franquia de calçados masculinos do Brasil, empresa mineira planeja alcançar a marca de 100 lojas até 2020

Ao mesmo tempo em que comemora sua trajetória de 40 anos, a mineira Sergio’s, uma das mais tradicionais redes de lojas de calçados masculinos do Brasil, mira o futuro. Planeja expandir a rede com mais 30 suas unidades franqueadas no País – hoje são 63, além de sete próprias – e chegar ao mercado do Sul do País, ainda inexplorado.

Há praticamente pelo menos uma Sergio’s em vários estados do território nacional, além da localizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

E se depender do empresário Sergio Rocha e de suas filhas Juliana e Fernanda, que comandam toda rede Sergio´s, os objetivos serão alcançados. “Queremos ter 100 lojas espalhadas pelo Brasil até 2020”, acredita o empresário, que aprendeu tudo sobre a arte de ser sapateiro com o saudoso pai, José Rocha, com quem fundou a primeira Sergio’s em 1978.

Hoje, a empresa – que pela quarta vez conquistou o prêmio da Associação Brasileira de Lojistas (Alshop) como a melhor loja de calçados masculinos do Brasil – é uma das poucas do ramo que cria, desenvolve e produz cerca de 400 modelos de calçados – tudo em couro legítimo – comercializados pelos franqueados, por varejos multimarcas e ainda pelo e-commerce.

No entanto, não são apenas sapatos masculinos com a marcante logomarca (das quatro barras paralelas) oferecidos nas lojas. A linha de acessórios inclui também cintos, bolsas, mochilas, carteiras, nécessaires, pulseiras e até meias e produtos de conservação. No total, são 600 mil peças produzidas por ano.

A receita para o triunfo da Sergio’s não está só no processo e modo de gestão da empresa, mas também pela busca e manutenção constante pela qualidade. Os calçados são fabricados artesanalmente por cerca de 25 fornecedores localizados em Franca (SP), o principal polo produtor do segmento do Brasil.

Itália como referência

Seguir as tendências da Itália, o país que dita a moda do ramo no mundo, é outro caminho adotado. “Viajo à Itália todos anos assim que lançamos uma nova coleção, já de olho na próxima. Trabalhamos com os principais estilistas italianos e criamos coleções exclusivas para a Sergio’s”, revela o empresário.

Uma vez com a arquitetura e moldes dos calçados em mãos, Sergio Rocha se reúne com sua equipe de desenvolvimento de produtos em Belo Horizonte para a finalização da concepção dos calçados, antes de entregar aos sapateiros do interior paulista que fazem tudo “a mão”.

Depois de prontos, os franqueados e demais lojistas recebem o portfólio virtual dos novos produtos, quando são feitos os pedidos.

Dois meses depois, os calçados começam a ser entregues. “Mas o desenvolvimento de um novo calçado, desde a sua concepção até a fabricação dura, pelo menos, seis meses”, observa Sergio Rocha.

O resultado de todo este processo, os consumidores experimentam em uma das unidades da Sergio’s. E para apresentar ao mercado as novidades, a empresa realiza sete grandes campanhas, coordenadas pelas filhas Fernanda e Juliana Rocha, que são responsáveis pelas áreas de marketing e administrativa da empresa.

Para a Sergio’s, as atividades do ano começam em fevereiro, com a Promoção Verão. Na sequência, as demais campanhas são o lançamento da linha Outono/Inverno, Dia dos Namorados, São João, Dia dos Pais, Promoção Últimos Dias, lançamento da linha Primavera/Verão, Black Friday e Natal.

Nessas oportunidades, a Sergio’s brinda o varejo com calçados masculinos que primam pela qualidade, conforto e tecnologia, e oferece estilos diversificados, desde os clássicos ao esportivos para consumidores cada vez mais exigentes.

Fotos: Sergio’s
Texto: Luis Otávio Pires

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Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

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