Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Semana Uruguaia em Minas Gerais

19 de setembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Intercâmbio. Eventos movimentam as cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto com espetáculos que promovem a cultura do país vizinho

Em comemoração ao 194º aniversário de Independência do Uruguai, o Consulado do país em Minas Gerais, leia-se a cônsul María Ximena Álvarez Martínez, preparou uma série de eventos de promoção da sua cultura.

Serão diversos espetáculos que contarão com a participação de oito artistas uruguaios para atuar junto aos mineiros em concertos que prometem encantar os espectadores.

Leia também: Ouro Bier Fest traz Fórum de Tecnologia Cervejeira

A programação começa no próximo dia 25, às 20h, no Café Com Letras da Praça da Liberdade. Por lá, o grupo Triptango – que faz uma combinação não usual de instrumentos e interpreta canções eruditas e populares, como as composições de Bach e Carlos Gardel – convida o uruguaio Leo Gasso para uma apresentação inesquecível.

Na sexta-feira, dia 27, às 20h30, o restaurante La Victoria recebe a cantora Maia Castro, acompanhada do pianista Horacio di Yorio. Os artistas farão uma apresentação de tangos e milongas uruguaias para embalar o jantar dos convidados. As reservas podem ser feitas pelo telefone (31) 3581-3200.

No dia seguinte, dia 28, às 20h30, é a vez do palco do Grande Teatro do Palácio das Artes receber a Noite de Música Uruguaia, em edição especial da série Sinfônica em Concerto. Com regência do maestro convidado Ariel Britos, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executa repertório popular do país vizinho em celebração às tradições culturais do povo uruguaio, apresentando os mais variados ritmos. No programa, estão milongas, tangos e candombes, arranjados especialmente para a Orquestra mineira. Além disso, também haverá uma apresentação especial de tango.

Leia também: Encontro aborda a arte do sertão na Casacor 2019

No domingo, dia 29, às 18h, os artistas uruguaios desembarcam em Ouro Preto para um espetáculo no Teatro Casa da Ópera da cidade. Na ocasião, a música, a dança, o canto e a poesia do Uruguai estarão no palco através das performances dos artistas Triptango, Maia Castro, Leonel Gasso, Fernanda Bértola Mari, Horacio di Yorio, Guillermo Puentes e Victoria Cocchiararo e María Ines Camou.

Todos os espetáculos são uma iniciativa do Consulado do Uruguai em Minas Gerais, com parcerias com a Fundação Clóvis Salgado (concerto no Palácio das Artes com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais), com a Prefeitura de Ouro Preto e a Secretaria de Cultura de Ouro Preto (concerto na Casa da Ópera).





Fotos: Divulgação Consulado do Uruguai em Minas Gerais

Semana Uruguaia em Minas Gerais
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!