Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Rotas românticas para motociclistas

12 de junho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Aventura. No mês dos namorados um jantar  especial e um bom vinho são sempre bem vindos. Porém fugir do obvio pode ser a melhor alternativa para curtir um programinha com quem se ama.

Uma alternativa aventureira é pegar a estrada e curtir a liberdade e as belezas do caminho escolhido. Pensando nisso, a Harley-Davidson do Brasil preparou uma lista com rotas românticas para os motociclistas apaixonados curtirem durante o mês de junho.

Para começar, uma das maiores e mais encantadoras rota turísticas do Brasil, a opção mineira desta lista, a Estrada Real.

Estrada Real

Ao todo são mais de 1.630 quilômetros de extensão, que passam por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esse trajeto resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

De acordo com os dados históricos, em meados do século 17, a Coroa Portuguesa oficializou os caminhos para o transporte e exploração do ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

Leia também: Porsche Center BH

Existem quatro caminhos que formam a Estada Real. Caminho Velho, conhecido também como Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Monarquia Portuguesa. Ela liga Ouro Preto a Paraty.

Já Caminho Novo, foi criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, já que as cargas estavam sujeitas a ataques de piratas na rota marítima entre Paraty e Rio. O Caminho dos Diamantes, surgiu com a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à Diamantina.

Por ultimo, mas não menos importante está o Caminho Sabarabuçu, Distrito de Ouro Preto, lugar rodeado por montanhas e que acolhe inúmeras lendas populares.

Saindo de Ouro Preto, é possível ir até Paraty, no Rio de Janeiro, passando por Barbacena, Juiz de Fora e Petrópolis. Todo esse trajeto pode ser feito sob os encantos da natureza.

Rota Romântica

Parte da Rota Romântica da Serra Gaúcha, a Via Serrana passa por cidade pequenas e conta com paisagens bucólicas, perfeitas para essa época do ano.

Leia também: Dia dos namorados: como comemorar a ocasião?

Além disso, atravessa por uma das maiores estradas do Brasil, o trecho da BR-116 que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis.

No trajeto é possível se encantar pelas românticas e pequenas cidades como Picada Café, Morro Reuter, Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Novo Hamburgo.

A rota passa por 14 municípios no total: Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.





Rota dos Bandeirantes

Com a Harley-Davidson o conforto para percorrer os quase 180 quilômetros dessa Rota é garantido. Passando pelas oito cidades paulistas Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê.

Leia também: Uma nova direção para a Ducati em BH

Essa região teve grande importância para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e cada uma das cidades possui atrativos que contam parte da história local.

As cidades da Rota dos Bandeirantes fazem parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil.

Rota do Sol

Se tem uma Região que não poderia faltar nessa lista é o Nordeste. Para os motociclistas de plantão, a dica é pegar a RN-063, que vai da praia de Ponta Negra, ao sul de Natal (RN), até a praia da Pipa, uma das mais belas da capital.

O trecho inclui a faixa litorânea de Cotovelo, Pirangi, onde fica o maior cajueiro do mundo, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Vale destacar que é preciso ficar atento aos trechos de estrada mais estreita e também aos animais que cruzam a pista.





Rio Santos

As belas prais do litoral Norte paulista também marcam presença por aqui. Um dos trajetos para se chegar até elas é pela BR-101, que chega até Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Ao todo, são 457 km de extensão, que percorrem várias praias até chegar ao destino final. São elas Santos, Guarujá, Boraceia, Jureia, Juquehy, Maresias, Ubatuba e Ilhabela.

Leia também: Harley-Davidson anuncia novo presidente

Rodeada de verde, conta com trechos retos e sinuosos ao longo do caminho, altos e baixos aos pés de morros, de onde é possível avistar o mar vez ou outra quando o céu está limpo.

É sempre fundamental preparar o roteiro da viagem com atenção redobrada, além de utilizar as vestimentas apropriadas para a pilotagem, dois aspectos importantes e que garantem o sucesso de uma aventura. Além disso, é preciso ter atenção a manutenção adequada da motocicleta e um kit básico para qualquer emergência técnica.

Fotos: Divulgação Harley-Davidson

Rotas românticas para motociclistas
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!