Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Para ter estilo na rede

02 de julho, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Hot hit, por Cris Carneiro. Em tempos de enxurrada de redes sociais, almejar ser um Digital Influencer – como Kéfera Buchmann, Felipe Neto, Júlio Cocielo e a cantora Ludmila – é coisa mais do que comum por aí. Mas fazer sucesso nas redes pode não ser tão simples e requer a criação de conteúdo com alto potencial de engajamento e viralização. Por isso, alguns aspectos essenciais de formato devem ganhar atenção especial. A nova rede social Vigo Video, voltada à produção de vídeos curtos, resolveu dar algumas dicas valiosas para os usuários bombarem na timeline. Quer saber quais são?

Luz, câmera, ação
O mais básico entre os elementos essenciais para um bom vídeo é a iluminação. Gravações escuras ou com luz muito forte, “estourada”, prejudicam o aspirante a influencer de diversas maneiras: a probabilidade de o público desistir de assistir a algo que não consegue enxergar é alta. É preciso ter uma boa visão de quem fala, das expressões, da linguagem corporal, do cenário e de detalhes relevantes ao contexto para que o espectador crie algum tipo de identificação com o personagem que lhes fala.

Enquadramento: “um pouquinho mais pra esquerda”
Outro aspecto de grande importância é como posicionar a câmera de modo a criar um bom recorte que inclua quem fala e o cenário, de forma harmoniosa. No caso de youtubers ou instagrammers, os enquadramentos mais indicados são o primeiro plano, com o rosto do indivíduo em foco; o plano médio, que enquadra a pessoa da cintura para cima e captura considerável parte do ambiente; e, no máximo, o plano americano, dos joelhos para cima.

Cenário coerente e sem bagunça
Ao se tratar de algo mais próximo do formato vlog, o cenário acaba sendo o local onde a pessoa se encontra. No entanto, caso a intenção seja falar sobre um assunto específico, criar uma cena de comédia ou um tutorial de maquiagem, é preciso pensar em um “fundo” coerente. No caso deste último, por exemplo, é interessante deixar a penteadeira aparecendo, o quarto colorido ou, até mesmo, criar um fundo neutro para destacar o primeiro plano e trazer mais destaque ao rosto.
Público-alvo e conteúdo direcionado
Independentemente do tipo de assunto que o influencer aborde, é necessário, antes de tudo, definir o público-alvo e se expressar na linguagem dessas pessoas, levando em consideração faixa etária, gênero, condições socioeconômicas e assim por diante. Uma vez estabelecido o target, é preciso levantar e trabalhar assuntos com ganchos atuais – ligados a acontecimentos do presente – e com os quais as pessoas se identifiquem para engajá-las no projeto e transformá-las em fãs.

Periodicidade ideal para cativar
Seja qual for a rede social e o conteúdo audiovisual que se está produzindo, é importante estabelecer uma frequência ideal para manter a audiência abastecida de novidades. Considerando os vídeos, a periodicidade mínima esperada pela audiência é um vídeo por semana. No caso de redes sociais como o Instagram ou oVigo Video, espera-se um número um tanto mais elevado de postagens – no mínimo, dois ou três vídeos por semana. Já os stories, que trazem um quê de vlog, devem ser diários.

Entenderam!? Então mãos à obra e boa sorte!

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