Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Ouro Preto lança Festival de Turismo 2019

16 de junho, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Por: Jader Theóphilo
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Evento. Na quinta-feira, dia 13, Ouro Preto apresentou o evento de lançamento do Festival de Turismo 2019. Este ano, a edição vai acontecer nos dias 7 e 10 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A iniciativa tem como objetivo colocar o turismo dos municípios do Circuito do Ouro como atividade de capitalização econômica e de desenvolvimento para as cidades participantes. Além disso, busca se firmar como centro turístico em âmbito mundial e fortalecer elementos que chamam a atenção do público.

De acordo com Júnia Pena, Gerente do Centro de Convenções, Ouro Preto precisa buscar eventos e aproximar a comunidade Ouro-pretana. “Temos que mostrar que temos um centro belíssimo e que podemos receber evento de todos os tipos”, afirmou.

Leia também: Rotas românticas para motociclistas

Já para Felipe Vecchia Guerra, Secretário de Turismo de Ouro Preto, uma das razões que fizeram com que a cidade histórica não se firmasse como o principal destino de viajantes é a falta de divulgação. “Ouro Preto não era vendido de maneira correta, como Minas Gerais também não era vendida da maneira correta”, comentou.

Além da preocupação em colocar as cidades mineiras como destino turístico, o Prefeito de Ouro Preto, Júlio Ernesto de Grammont Machado Araújo, comentou sobre os impactos negativos dos problemas envolvendo barragens e mineradoras nos últimos anos. “Até você tirar uma imagem negativa é muito difícil. Estamos tentando ultrapassar barreiras históricas”, declarou Júlio.

O Festival

Na cerimônia de lançamento do Festival foi possível ter um gostinho do diversidade cultural que serão expostas em agosto. Isso porque a noite começou com uma intervenção do grupo “Guarda de Moçambique – Família Chico Rei”.

O coletivo trouxe ao público a ancestralidade em cânticos que contam a história do povo negro. Uma mostra da tradição do Congado. “Negro apanhava no tronco, negro sentia dor. Hoje negro bate no peito com muita honra e amor”, entoava o grupo.

Leia também: Queijos de Minas conquistam 50 prêmios na França

Em seguida, o ator Marcelino Xibil Ramos cortou o frio daquela noite com divertidas histórias que renderam boas gargalhadas. No salão do Centro de Artes e Convenções da UFOP, também, foram mostrados stands com elementos típicos produzidos nos municípios que farão parte do festival.

Para os dias 7 e 10 de agosto, o evento terá espaços dedicados à gastronomia, cultura, entretenimento, exposição de produtos, roteiros e serviços. Além disso, terá inovação e tecnologia, roda de negócios, sustentabilidade, como também, palestras e oficinas.

Circuito

O Prefeito Júlio Ernesto de Grammont Machado Araújo fez questão de reafirmar a parceria entre as constituintes do Circuito do Ouro. “Leva o nome de Ouro preto, mas a gente quer compartilhar com todos os municípios como roteiro de Minas Gerais”, concluiu.

O circuito trata-se de uma região turística que agrupa 15 municípios. Elas reúnem afinidades culturais, históricas e naturais, com grande proximidade geográfica entre eles. Alguns dos municípios estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, e os mais distantes estão a no máximo 170km da capital mineira.

Essa área foi marcada pela Inconfidência Mineira. Além disso, é terra de histórias e lendas tipicamente mineiras, sendo também referência em arquitetura. Em toda essa região é possível encontrar boa gastronomia, aventura e natureza que impressionam, e eventos que chamam atenção do público de todas as idades.

A realização do Festival de Turismo 2019 é da Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, C:M Marketing e Eventos, com correalização da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Universidade Federal de Ouro Preto.

Foto: Unsplash

Ouro Preto lança Festival de Turismo 2019
5 (100%) 9 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!