Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Oficinas de Férias no Memorial Vale

13 de janeiro, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Lazer. Ainda em clima de férias escolares o Educativo do Memorial Vale preparou várias ações e oficinas para pessoas de todas as idades aproveitarem este período de maneira especial.

Com uma programação extensa que conta com oficinas de origami, modelagem em argila, oficinas para bebês, bordados, fabricação de brinquedos de papelão que poderão ser levados para casa, quadrinhos, fotografia e edição em celulares e tablets e também oficina de peteca. Sim, peteca! Nesta oficina os participantes, além de aprender a jogar, vão fazer suas próprias petecas, entendendo a origem desse objeto presente em algumas culturas indígenas brasileiras.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo telefone 31 3343-7317, exceto para as oficinas de origami, brinquedos de papelão e peteca. Para essas é só chegar e entrar na brincadeira. E para as oficinas em que é necessária a inscrição, haverá 15 minutos de tolerância para atrasos. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados que estiverem no local.

No caso de menores de 16 anos, os responsáveis devem permanecer no Memorial Vale durante todo o período da oficina. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

Confira os detalhes de cada oficina:

LIVRES DOBRAS – OFICINA DE ORIGAMI
A oficina contemplará um bate-papo, no qual, de maneira tênue e fluida, a técnica, a história e o uso do origami serão apresentados aos visitantes. Em seguida, começa a produção da peça, sendo esta desenvolvida passo a passo com os participantes.

Professora Kennya Ramalho.
Faixa-etária: a partir de 7 anos
Datas: 11/01 das 15h às 17h e 19/01 das 10h30 às 12h30

Não é necessário inscrição e todos podem participar da atividade em qualquer momento da oficina.

MINEIRICES MUSICAIS – OFICINA PARA BEBÊS
A oficina propõe aos bebês de 08 meses a 03 anos de idade atividades lúdicas de interação com o universo sonoro das Minas Gerais. Sons, danças, cores e cantos se fundem em obras do repertório musical mineiro, para proporcionar aos pequenos um ambiente estimulante a todos os sentidos. Estas oficinas acontecem nas salas Fazenda Mineira e Jequitinhonha e terão estrutura para troca de fraldas, higienização dos bebês e hidratação.

Professora: Clarissa Sodano, que é psicóloga e musicista
Faixa-etária: 08 meses a 1 ano e meio (1ª turma) e 1 ano e meio a 3 anos (2º turma)
Datas e horários: 12/01 (1ª turma), das 11h às 11h50 e 28/01 (2ª turma), das 14h às 14h50

Por uma questão de comodidade e espaço, cada bebê poderá ser acompanhado por apenas um responsável durante a oficina. Para crianças maiores que acompanham a família, o kit Trilha da Infância estará disponível para a exploração divertida das outras salas do Memorial Vale.

Leia também: CCBB EDUCATIVO PROMOVE ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

MODELANDO IDEIAS
A oficina apresenta o processo de modelagem em argila. Da ideia ao desenho à criação e à produção de personagens, através de esculturas. O participante pode sugerir o personagem que ele quer modelar.

Educador Davide Chech
Faixa-etária: 12 a 14 anos
Datas: 14, 15 e 16/01 (turma única), das 13h30 às 16h30

É recomendado que os(as) participantes usem roupas que possam sujar.

MINAS BORDADA EM POEMAS
Linhas, agulhas, poemas e uma boa ideia para bordar no Memorial. Que tal misturar a prosa poética de Guimarães Rosa e Drummond nas linhas do bordado? Esta oficina é para quem já sabe e para quem não sabe bordar. Os participantes serão levados a conhecerem as salas Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade para se inspirarem nas obras deles, para então começarem os bordados. Venha participar conosco!

Educadoras: Juliana Silva e Neuma Rosa
Faixa-etária: a partir de 13 anos
Datas: 17/01, 24/01 e 31/01 (turma única), das 14h às 16h30

Material oferecido pelo Memorial Vale

MOBRI – OFICINA DE BRINQUEDOS DE PAPELÃO
A oficina de papelão consiste na construção, junto com as crianças, do seu próprio brinquedo. Acreditamos no uso do papelão como ferramenta de educação, por isso as oficinas podem ir além de montar e colorir brinquedos. Ao longo da atividade, conversamos de forma lúdica sobre temas atuais: reciclagem, reutilização de materiais, destinação correta do lixo, etc. O tema desta oficina será Transporte. As crianças levarão para casa o meio de transporte que construíram durante a atividade: caminhão, trenzinho, barco ou avião.

Professor: Mobri – estúdio que desenvolve soluções criativas em papelão
Faixa-etária: 05 a 12 anos
Data: 18/01, das 15h às 17h

Não é necessário inscrição e todos podem participar da atividade em qualquer momento da oficina.

CRIANDO QUADRINHOS
Você curte quadrinhos? Tem vontade de criar suas próprias histórias? Descubra métodos iniciais para praticar e construir narrativas!

Educador: Gustavo Rodrigues – ilustrador e quadrinista
Faixa-etária: 10 a 12 anos
Datas: 21/01 e 22/01 (turma única), das 14h às 16h

MOBGRAFIA
A oficina de Mobgrafia é uma proposta educativa que auxiliará os participantes a desenvolverem seu olhar fotográfico a partir do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Educadores: Henrique Bedetti (fotógrafo) e Gerson de Melo (educador)
Faixa-etária: a partir de 15 anos
Datas: 21/01 e 22/01 (turma única), das 14h às 16h

É necessário que cada participante traga seu celular ou tablet com câmera digital.

OFICINA DE PETECA
E aí?! Você já brincou de peteca? Essa oficina é para quem conhece e não conhece a peteca. O nosso convite é para todas e todos que se interessarem em conhecer melhor sobre essa brincadeira brasileira, praticada também por alguns povos indígenas e que ganhou até status de jogo! Vamos fazer juntos a nossa peteca e, depois, finalmente, brincar!

Educadoras: Neuma Rosa e Danira Silva ( pesquisadora de culturas indígenas)
Faixa-etária: a partir de 4 anos
Data: 29/01, das 13h30 às 15h

Não é necessário inscrição e todos podem participar da atividade em qualquer momento da oficina.

EXPERIÊNCIAS NO MUSEU
O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura mineiras. Confira a seguir as ações propostas em janeiro:

AÇÃO EDUCATIVA – EXPOSIÇÃO SITUAÇÕES
O Educativo convida os visitantes a experienciarem as obras de Sara Não Tem Nome, trazendo o corpo-imagem como elemento questionador.

Local: Galerias 1 e 2
Aos domingos das 11h às 12h

SESSÕES DIALOGADAS
Diálogos alusivos às temáticas de algumas salas serão propostos aos visitantes, buscando novas leituras e abordagens.

Sábados, às 14h e 15h / Domingos, às 12h, 14h e 14h30.

VISITA COM O KIT DA TRILHA DA INFÂNCIA
A criançada pode “explorar” o Memorial de maneira mais divertida e interessante. Peça o Kit na Recepção. Ao final da visita, ele deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência.

Serviço:
Da peteca ao bordado: no Memorial Vale as férias ficam mais divertidas
Data: até 31 de janeiro
Horário: Conforme a programação
Local: Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.
ENTRADA GRATUITA, inscrição prévia pelo telefone: 31 3343 7317

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário