Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

MIS Cine Santa Tereza apresenta obras nacionais

14 de maio, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Evento. A Fundação Municipal de Cultura realiza, no MIS Cine Santa Tereza, entre os dias 15 e 26 de maio, a Mostra Raízes, com a exibição de dez longas e 13 curtas.

Com varias obras nacionais, o evento joga luz às tradições que historicamente compõem a cultura brasileira, sua permanência e ressignificações no tempo, além da relação com a pluralidade da identidade nacional.

Leia também: Interestelar traz as consequências do fim do mundo para a humanidade

A seleção dos filmes foi inspirada no tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, proposto pela 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Os ingressos, que são gratuitos, serão distribuídos 30 minutos antes das sessões.

Programação

Outro elemento de destaque na programação é a cultura da capital mineira, que ganha a telona em produção local, com exibição de curtas-metragens.

Entre eles, A Loira e a Papuda (2016), de Patrícia Teles, que aborda duas lendas urbanas de assombrações femininas da capital mineira: a Loira do Cemitério do Bonfim e a Maria Papuda do Palácio da Liberdade.

Leia também: Exposição na Casa Fiat de Cultura é uma das 100 mais visitadas do mundo

O Inventório (2016), de Mírian Rolim, trata das histórias sobre os fantasmas de Belo Horizonte, enquanto o Família Muniz (2016), de Marcos Pimentel, que apresenta o cotidiano, as crenças e celebrações de uma família que, há mais de 60 anos, comanda a Guarda Os Ciríacos.

O Funk da Nossa Gente (2016), de Pedro Vasconcelos, traz este ritmo como expressão musical e política. Já em Bênção (2016), os diretores Guilherme e Marcelo Reis contam a história de Dona Dalila, uma benzedeira de 97 anos que vive na cidade de Belo Horizonte.

Cultura & Ancestralidade

O filme Aboio (2005), da também belo-horizontina Marília Rocha, retrata os hábitos arcaicos mantidos por trabalhadores do interior do Brasil, como o costume de tanger o gado entoando um canto chamado aboio, trazendo a música, a vida, o tempo e a poesia dos vaqueiros do sertão.

Este tema também é apresentado sob as lentes de Humberto Mauro, em sua produção curta Cantos de Trabalho – Música Folclórica Brasileira (1955), em que o diretor explora os ritmos e a musicalidade que marcavam os processos de trabalho, especialmente no ambiente rural, e que são oriundos de tradições musicais indígenas e africanas.

Leia também: 3ª Mostra CineAfroBH divulga programação

O longa recentemente lançado na 22º Mostra de Cinema de Tiradentes, A Rainha Nnzinga Chegou, de Júnia Tores e Isabel Casemira, é uma das grandes atrações da Mostra. Ele é amplamente ancorado na narrativa mítica fundante dos reinados e foi realizado com a Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio do Bairro Concórdia, em Belo Horizonte.

O filme apresenta dois pilares centrais: o acompanhamento dos ciclos rituais e da cosmologia dos reinados negros em Minas, da perspectiva desse reino, e uma viagem proposta a dois personagens principais do grupo – a atual Rainha Conga (Belinha Casimiro) e um Capitão do Moçambique (Antônio Cassimiro) a Angola.

Infantil

Para as crianças, sessões garantidas no MIS Cine Santa Tereza sempre aos sábados, às 17h, com filmes que abordam o folclore brasileiro, em seus mitos e lendas que criaram personagens atemporais e marcantes da cultura nacional, como O Curupira, O Boto, Matinta Pereira, e Iara, apresentados em filmes de animação de Humberto Avelar.

Leia também: Animais Fantásticos 3 será gravado no Brasil

A programação conta ainda com o clássico O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte e o recente A Nação que não Esperou por Deus (2015), de Lúcia Murat  e Rodrigo Hinrischen que traz, este último, o registro da tribo indígena Kadiwéu, que vive no Mato Grosso do Sul.

Informações ao público pelo telefone 3277-4699.





Leia outras notícias na seção Sociedade.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!