Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes

13 de maio, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Natália Turini
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

À partir do próximo dia 18 de maio, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, abre as portas para a sétima edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena.

Serão oito dias de espetáculos teatrais de variados gêneros, música, dança, exposição, lançamentos de livro, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas que irão estimular a reflexão do pensamento e entreter o público.

Este ano, à “Alegria” foi escolhida como tema do evento.”Vamos resistir com alegria de alguma forma não deixar passar e a reafirmar a importância da cultura para uma nação. A cultura é alma de um povo”, desabafa a idealizadora da mostra.

Leia também: 3ª Mostra CineAfroBH divulga programação

Homenagem à Dorothy Lenner  

Em 2019 o Tiradentes em Cena não precisou ir muito longe para encontrar uma importante figura do cenário artístico nacional para render sua homenagem e apresentar sua história ao público.

Famoso destino turístico no país, a cidade de Tiradentes também se tornou um reduto de artistas que escolheram a cidade para viver. Foi assim para a atriz e bailarina polonesa Dorothy Lenner, que adotou a cidade após uma visita na década de 1980.

Leia também: 5ª Edição da Virada Cultural acontece em julho

Nascida em Bucareste, ainda criança precisou se refugiar em Buenos Aires após a invasão de Hitler em 1939. Usou seu conhecimento em dança, ingressou na Escola de Artes Dramáticas em São Paulo e participou ao lado de Ruth Escobar de montagens que marcaram toda uma geração durante a ditadura militar.

No entanto, foi após uma viagem à índia onde conheceu a arte milenar do butô e desde então se dedicou a desenvolvê-la.

Leia também: Série Jovem Músico BDMG abre inscrições

Durante todo o evento, o público poderá conhecer mais de sua história com a exposição “Dorothy Lenner – Memórias”, sob curadoria de Hideki Matsuka, que ficará aberta durante todo o evento no Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves.

Encerramento

A mostra termina no dia 25 de maio, sábado, homenageando os 50 anos do movimento tropicalista.

O grupo Teatro da Pedra conduzirá o público em um cortejo com a peça “Caetanear” até a apresentação da banda Sagrada Profana, formada por 16 mulheres e com um potente repertório que exalta ícones femininos.

Leia mais notícias da nossa sessão Sociedade. 

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.