Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Livro traz histórias de uma criança vividas “Dentro de Casa”

16 de julho, 2020
Por: Jornal da Cidade BH
Fotos: Editoria Aletria/Divulgação
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Literatura. “Dentro de Casa”, o novo livro da escritora paulista Bruna Lubambo, mas residente de BH, lançado pela Editora Aletria neste mês, tem tudo haver pelo momento pelo qual passamos. A obra traz um olhar sensível de uma criança sobre a experiência do isolamento social na pandemia, a partir da história de um menino que viu sua casa abrigar lagoas, montanhas, pomares e muitas aventuras.

Literatura na pandemia

Capa do Livro Dentro de Casa, da editora Aletria

A autora explica que escreveu o livro, porque se sentiu triste por não poder deixar seu filho, José Mariano, brincar na rua com os coleguinhas por causa da quarentena. “Mas descobri que ele via tudo muito diferente e nossa casa acabou virando um mundo”, explica Bruna Lubambo. Tudo no livro foi feito literalmente “dentro de casa”.  Além de escrever a história, a autora também ilustrou a obra ali mesmo na sala de casa, utilizando tinta acrílica e giz.

Leia também: Arroz é o protagonista de concurso solidário comandando por Erick Jacquin

Trilha sonora

Seu marido, o músico Zé Henrique Soares, também entrou no projeto ao criar uma trilha sonora para a versão do e-pub, que estrá disponível em breve nas plataformas de e-book. Tudo foi gravado em um quarto-estúdio, onde utilizou instrumentos como marimba, caixa clara, tom-tom, vibrafone, chocalhos e apitos.

Em “Dentro de Casa”, o protagonista conta sua própria história sobre uma “coisa muita estranha” que aconteceu em sua casa. O livro convida o leitor a passear pelos cômodos com o personagem e, juntos, passam a ver lagoa no lugar do banheiro, montanha onde era quarto e um grande pomar na cozinha.

Leia também: Bienal do Livro ganha versão Online

Bruna destaca que a ideia do livro não é dizer aos pais que eles precisam transformar a quarentena numa grande aventura dentro de casa. É sobre a generosidade das crianças com as pequenas coisas. “Elas olham de perto, param por um instante, desmontam, inventam e escutam. O tamanho das coisas vem da intimidade que temos com elas, já diria Manoel de Barros”, salienta. “É como acontece com o amor. Mas a verdade é que quem costuma fazer isso são as crianças e nós somos convidados a acompanhá-las”, afirma.

Criatividade

A editora da Aletria, Rosana de Mont’Alverne, observa que a obra é uma oportunidade para um respiro mais esperançoso em meio a um cenário tão conturbado e um convite à imaginação e à criatividade. “Dentro de Casa é sobre o olhar de uma criança, mas que também pode ser o nosso: é possível enxergar novas formas de viver mesmo quando as portas estão bem fechadas”, ressalta.

Para adquirir o livro, a R$ 32, acesse: www.aletria.com.br

 


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário