Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Instituto Mano Down celebra 8 anos de conquistas e inclusão

22 de setembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Aniversário. O Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e da busca de autonomia das pessoas com deficiência intelectual, acaba de completar 8 anos de atuação focado em uma sociedade mais justa e inclusiva.

Criado por Leonardo Gontijo, desde 2010, a iniciativa nasceu da relação entre os irmãos, Eduardo e Leonardo Gontijo. O primeiro, músico com Síndrome de Down, tem 28 anos, e seu irmão, Leonardo, tem 40 anos, juntos fazem palestrarem por várias regiões do Brasil.

“Como é bom acompanhar diariamente a evolução dos nossos quase 200 educandos. Como é maravilhoso poder dividir com nossa equipe angústias, dilemas, desafios, sonhos, vida. Penso que nossos educandos mudaram. Estão crescendo, se posicionando, ampliando sua autonomia e voz ativa. Mas, com toda a certeza, eu mudei mais”, comenta Leonardo Gontijo.

Leia também: Rotary Club Novas Gerações e Mano Down

Com sede no bairro Alto Barroca, Rua Japão 180, em Belo Horizonte (MG), o Instituto se fez necessário para suprir uma grande lacuna que existia no atendimento integral às pessoas com síndrome de Down e seus familiares. Trata-se de um espaço para atividades artísticas, para disseminação de informações, debates, acolhimento das famílias e visibilidade social das pessoas com deficiência.

Essa Casa Modelo serve para realização de programas de desenvolvimento potencializado das pessoas com deficiência, com projetos e atividades integradas, desde o nascimento até o envelhecimento

Os programas contam com:

  • acolhimento;
  • intervenção precoce de bebês e crianças – atendimentos clínicos (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia);
  • acompanhamento pedagógico;
  • atividades culturais e esportivas,
  • mobilização para autonomia;
  • inclusão no mercado de trabalho.

Foto Divulgação JC/Mano Down

 


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sara 23 de setembro de 2019

    Parabéns…pelo belo trabalho….estou fazendo um trabalho de TCC.. conclusão de curso.e o meu tema é a inclusão das crianças com síndrome de down…o meu muito obrigado por existir pessoas assim amando aqueles que precisam de ajuda….

  • Avatar
    Marco Gomes 22 de setembro de 2019

    Ótima matéria! Parabéns!!!

Avatar
Deixe um comentário