Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Grupo Giramundo completa 50 anos com live comemorativa

29 de julho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Cultura. Criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Grupo Giramundo, referência mundial em teatro de bonecos, celebra em 2020 seus 50 anos. Em meio a pandemia, a data poderia até passar despercebida. Entretanto, o Cine Theatro Brasil Vallourec, mais uma vez, reforça o seu importante papel de fomentador da arte e da cultura, e realiza a Mostra Giramundo 50 anos, que contará com a transmissão ao vivo de quatro espetáculos do grupo, durante o mês de agosto. As apresentações serão sempre às terças, às 19h, no canal do centro cultural no YouTube.

Na programação, os espetáculos mais marcantes do grupo. No dia 04  de agosto, a abertura fica por conta das queridas marionetes de Pedro e o Lobo, a apresentação mais encenada pela companhia, que mostra que música clássica também é coisa de criança. Na semana seguinte, no dia 11, é a vez de A Bela Adormecida, a primeira montagem do Giramundo, produzida em fundo de quintal como passatempo e brincadeira familiar por Álvaro Apocalypse e sua esposa Tereza Veloso.

Leia também: Circuito em Casa traz diversidade cultural online

Na sequência, entram em cena o Dr. Botica e seu amigo Fido, em uma montagem que mistura bonecos, cores e magia. “As aventuras do Dr. Botica”, que conta com 14 bonecos manipulados por três atores, será exibido no dia 18 de agosto. E para fechar a programação especial, no dia 25, a criançada vai se divertir com “O aprendiz natural”, um dos espetáculos da série Mini Teatro Ecológico, dedicada a levar ao público infantil e familiar, os biomas do Brasil, suas características e desafios ecológicos .

Desde abril, pouco menos de um mês após o início do isolamento social e fechamento das atividades não essenciais, o Cine Theatro Brasil Vallourec vem investindo na pioneira iniciativa de realizar lives de espetáculos teatrais, encenadas diretamente em seu palco, como forma de levar entretenimento cultural e artísticos para a população.

Depois do grande sucesso do projeto Live pra Rir, que contou com sete exibições de montagens cênicas, que já acumulam mais de 180 mil visualizações no YouTube, o centro cultural realiza agora lives especialmente para o público infantil.  O dia da semana e o horário, inclusive, foram escolhidos pensando em proporcionar uma atração para as famílias se divertirem juntas, ao fim do dia, em um momento de lazer entre pais e filhos, dentro de casa, por conta do isolamento social.

Leia também: Dia Internacional do Livro Infantil com leitura de contos online

Assim como nos outros projetos, a Mostra Giramundo 50 anos, segue primando por excelente qualidade técnica e respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde. Para isso, é envolvido um número mínimo de pessoas, todas mantendo uma distância de 2 metros entre eles e utilizando equipamentos de proteção individual.

A iniciativa é do Cine Theatro Brasil Vallourec e tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de médicos cooperados e colaboradores, e da Vallourec, ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PEDRO E O LOBO

O espetáculo conta a história de um menino que tenta caçar um lobo. Baseada no conto sinfônico do maestro russo Sergei Prokofiev, ela apresenta às crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus instrumentos e timbres. Cada personagem relaciona-se ao som de um instrumento de orquestra.

A BELA ADORMECIDA

Criada em 1971, a peça “A Bela Adormecida” marcou a estreia do grupo. O texto foi adaptado por Álvaro Apocalypse a partir do conto de Charles Perrault. o sucesso de público impulsionou outras temporadas e novas produções. Em 1991 o espetáculo foi remontado tornando-se o primeiro do grupo a trocar totalmente de mãos. “A Bela Adormecida” ganhou uma nova roupagem em 2018: os bonecos foram restaurados, criados novos cenários e a peça adaptou-se a atualidades com projeções em vídeo. A trilha sonora original foi mantida, com o objetivo de preservar a história do teatro mineiro.

AS AVENTURAS DE DR. BOTICA

Uma história divertida, com personagens únicos, que tratam os valores essenciais, como amizade, compromisso, tolerância, inclusão, e que num passe de mágica, os levarão para um mundo cheio de fantasias. O Dr. Botica e o seu amigo Fido vivem cercados por companheiros especiais e tudo segue harmoniosamente até que um dia a dupla acorda diante de um grande mistério.

O APRENDIZ NATURAL – MINI TEATRO ECOLÓGICO 

Uma Bióloga, seu assistente e um guia, formam uma equipe de expedição científica. Eles estão em busca de um ambiente natural intacto. Quando comemoram o achado, descobrem que o lugar está sob ameaça do Homem Mau, um personagem que explora inescrupulosamente os recursos naturais. Como observadores, a equipe toma conhecimento da fauna da floresta e de seus problemas. Sensibilizada, a trupe participa de um plano, que conta com a presença do Saci, para acabar com os planos do Homem Mau.

Serviço:
Espetáculo Mostra Giramundo 50 anos
Data e horário: todas às terças de agosto, às 19 horas
Programação:
04/08 – Pedro e o Lobo
11/08 – A Bela Adormecida
18/08 – As aventuras do Dr. Botica
25/08 – O Aprendiz Natural | Mini Teatro Ecológico
Local: Canal do Cine Theatro Brasil Vallourec no Youtube
Gratuito


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário