Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Gastronomia: O nome por trás do sucesso do Carmel Charme, no Ceará

06 de março, 2019
Fotos: Divulgação
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Arthur Alves. Além da bela paisagem, das acomodações sofisticadas e da tranquilidade, um dos grandes destaques do Carmel Charme, em Aquiraz, no Ceará, é a gastronomia de primeira.

No restaurante do resort, o menu de inspiração local com toques franceses faz sucesso entre os hóspedes, com pratos refinados e variados que valorizam sempre os produtos locais. É o chef Artur Alves quem está por trás das inovadoras e deliciosas criações gastronômicas.

O chef nasceu e cresceu ali mesmo, na região de Aquiraz, onde o resort está instalado, e o segredo da autenticidade de seu menu está na fusão bem-sucedida do simples e do elegante.

“Minha inspiração vem dos pratos que sempre fizeram parte da minha infância nessa região, porém meus olhos ficam voltados a grandes chefs como Joan Roca, Massimo Bottura e René Redzepi. Para mim, os pratos desses chefs são verdadeiras obras de arte”, conta o chef Artur.

Não foi dentro de casa que Artur aprendeu a cozinhar, já que sua família nunca teve raízes gastronômicas. “Não cresci vendo minha avó ou minha mãe cozinhando, não tenho essas lembranças. Foi algo inusitado, sem heranças. Costumo dizer que não fui eu quem escolhi a cozinha, foi a cozinha quem me escolheu”.

Com muita dedicação e estudo, Artur entrou para a culinária e ao longo dos muitos testes em sua cozinha – muitos deles frustrantes – Artur se viu totalmente imerso nesse mundo, com sede de aprender cada vez mais e se aperfeiçoar.

“Depois de fazer o curso de gastronomia do Senac, comecei a me apaixonar cada vez mais pela gastronomia e por ingredientes que eu nunca tinha visto antes, como cogumelo ou salmão. Daí em diante, esse universo tão vasto, que sempre tem algo novo a oferecer, me ganhou por completo”.

Sua história no Carmel Charme começou em 2011, com a inauguração do resort. A princípio ocupou o cargo de mensageiro, mas em apenas 15 dias já tinha conquistado seu lugar no restaurante do resort como auxiliar de cozinha, e desde 2015 está a frente de todas as criações gastronômicas do resort. “O Carmel me acolheu. Traçou um plano de carreira e me deu a oportunidade de me tornar chef de cozinha. Me dediquei e aprendi muito; tem sido uma experiência maravilhosa”.

Atualmente, o menu do Carmel Charme recebe consultoria constante do chef francês Mourad Haddouche, detentor de uma estrela Michelin – o que torna a gastronomia do resort ainda mais sofisticada e autêntica. Em 2018, o chef Artur cozinhou diversas vezes em parceria com ele e com outros grandes nomes da gastronomia mundial, como o chef também francês Pascal Favre D’Anne. “Foi uma experiência maravilhosa, uma oportunidade única que o Carmel Charme me proporcionou. Ver de perto detentores de estrelas Michelin mostrando com maestria seu trabalho, me impulsiona a ir mais longe. É um aprendizado gigantesco”.

Dentre o menu do restaurante, o chef Artur elege alguns de seus pratos favoritos: a carne de caju, o magret de canard com molho de mostarda e batata doce assada, o salmão curado com creme de abacate e a moqueca de legumes. Todos esses pratos – e os demais – são criados e preparados pelo chef Artur com sua dedicação, paixão pela culinária e seu constante anseio de aprender e inovar.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!