Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

FCS apresenta sessões da mostra Cinema e Psicanálise

30 de julho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Cultura. A Fundação Clóvis Salgado retoma, por meio do Cine Humberto Mauro, a aclamada mostra Cinema e Psicanáliseparceria entre a FCS e a Escola Brasileira de Psicanálise. O filme escolhido para inaugurar as sessões, nesta sexta feira, 31, às 17h, é O Gabinete do Dr. Caligari (1920).

A exibição do longa foi adaptada ao formato on-line e será transmitida ao vivo no Canal da FCS no Youtube, seguida de comentários de Musso Greco, psiquiatra e psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise – EBP e da Associação Mundial de Psicanálise – AMP, com mediação da psicanalista Lúcia Grossi. Esta sessão possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

A transmissão do longa O Gabinete do Dr. Caligari, do diretor Robert Wiene, inaugura a temática da mostra on-line Expressionismo Alemão, que tem estreia marcada para o dia 7 de agosto de 2020 e reunirá 13 longas-metragens de um dos movimentos cinematográficos mais influentes da história das artes. Na narrativa do filme, em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

Musso Greco

 Psiquiatra e psicanalista, membro da EBP-Escola Brasileira de Psicanálise e da AMP-Associação Mundial de Psicanálise, com mestrado em Psicologia e doutorado em Ciências da Saúde pela UFMG. Atualmente, como sócio-fundador da O.S.C. AIC-Agência de Iniciativas Cidadãs, coordena o projeto psicossocial Desembola na Ideia, voltado ao atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Lúcia Grossi

Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP); formada em Psicologia pela UFMG; mestre em Filosofia pela UFMG; Doutora pela Université Paris 7, no Departamento de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Publicou o livro “O Conceito de repetição em Freud”, Editora Escuta, 2002.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sara Prates Ottoni 31 de julho de 2020

    Cinema e Psicanálise : duas Artes . Perfeita união de conhecimentos.

  • Avatar
    Maria Eliana Jubé Ribeiro - Lana 31 de julho de 2020

    Excelente para entendermos este universo das pisicopatias, do poder das “verdades criadas” e do enfeitiçamento das pessoas.

Avatar
Deixe um comentário