Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Expedições buscam ingredientes mineiros para criação de cervejas

05 de novembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Novidade. A busca por novos ingredientes afim de encontrar sabores que encantam o paladar do público, fez com que a Cervejaria Albanos tomasse a decisão de que a hora de se aprofundar em suas raízes chegou. Sendo assim eles acabam de lançar o projeto “Da Origem ao Copo”.

Em agosto, o mestre cervejeiro Pablo Carvalho e a beer sommelier Fabiana Arreguy colocaram o pé na estrada e deram inicio a expedição por Minas Gerais em busca de tradições e inspirações para a criação de novas receitas. “Fomos buscar diretamente na fonte ingredientes que retratam a riqueza e a multiplicidade do estado. Das famosas jabuticabas de Sabará, passando pelas compotas e doces, tombados como patrimônio imaterial, de São Bartolomeu, chegando ao café do Sul de Minas. Uma verdadeira ode a Minas Gerais! E o projeto valoriza o pequeno produtor. É cerveja artesanal de verdade.”, conta Fabiana.

Essa experiencia já resultou em rês novos rótulos. Sendo que,  a primeira cerveja do projeto já está disponível no Hub Cervejeiro Albanos Sion, on tap: uma Stout Chocolate com compota de laranja-da-terra. A cerveja tem como base o estilo Stout, com notas torradas que lembram chocolate e café. Junta-se a isso o sabor da compota de laranja, cítrica e levemente amarga do sumo da fruta. A sensação é a de estar saboreando uma barra de chocolate com laranja. Em breve haverá também versões em lata e garrafa. Os outros dois rótulos da primeira etapa do projeto serão lançados ainda este ano.

Leia também: Chope cor-de-rosa

Influencias & sabor

Para a criação da primeira receita, a dupla visitou Edu Tijolo, em São Bartolomeu, distrito de Outo Preto. O homem, que é doceiro herdou a profissão, assim como o apelido, do pai. Começou no ofício aos 13 anos e hoje é famoso na cidade, tradicional por suas compotas. A produção é feita em um anexo de sua casa e muitas das frutas colhidas no próprio pomar.

Além de traduzir os sabores mineiros em forma de cerveja, o projeto “Da Origem ao Copo” tem a missão de valorizar o pequeno produtor. Atualmente, a agricultura familiar representa 38% do valor bruto da produção agropecuária do país, são 4,4 milhões de famílias agricultoras trabalhando. Só em Minas Gerais, temos 350 mil propriedades familiares. Ao apoiar esta ponta da cadeia, além de difundir a cultura mineira, a Cervejaria Albanos fomenta o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Serviço:
Hub Cervejeiro Albanos Sion
Endereço: Rua Pium-Í, 611, Sion
Funcionamento: de segunda a sexta, das 17h à 0h/ sábado, das 12h à 00h/ domingo, das 12h às 17h

Foto: Thiago Henrique

Expedições buscam ingredientes mineiros para criação de cervejas
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!