Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Engenho Dedé traz iguarias da cozinha regional

16 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Gastronomia. Depois de aportar em Manaus, Belém e Fortaleza, o Engenho Dedé, especializado em comida regional, quer conquistar os mineiros pela boca – ou melhor, pela barriga. Para isso, tem investido no cardápio com a ampliação de opções que agradem a turma das alterosas.

Além do menu variado, o restaurante aposta numa decoração acolhedora, que mistura traços de modernidade com elementos da cultura mineira, em sua ampla loja do Shopping Del Rey. Tem capacidade para 250 pessoas na parte interna e outros 100 lugares em uma varanda, no estilo “orla gourmet”.

Segundo o proprietário, André Parente – ele mesmo, o Dedé – beber na fonte dos hábitos mineiros para desenvolver pratos da culinária do Norte foi fundamental.

Em BH desde outubro do ano passado, o empresário investiu R$ 3,5 milhões na unidade da capital, onde gera cerca de 50 empregos diretos. “A chegada aqui tem sido uma experiência muito exitosa, graças ao empenho e dedicação de todos os colaboradores, fornecedores e à crescente aceitação do público mineiro”, afirma.

Leia mais: BH Minha Cidade: gastronomia da Pampulha mostra sua força

Três carros-chefe

São mais de 30 tipos de pratos e 28 de petiscos no cardápio. Os carros-chefes da casa são o joelho de porco, a carne de sol e a costelinha do Dedé – pratos consagrados nas seis unidades do grupo do País.

O chef Dedé nem liga em contar os segredos da cozinha. Explica que, no caso da costela, a carne suína não é lavada, o que preserva a salga natural, a suculência e o sabor. Já no joelho de porco, o mistério está no processo de preparo.

Segundo ele, há um cuidado especial com o tempo de cozimento e as peças são uniformemente assadas, sem perda de gordura. “O resultado é que o joelho de porco do Dedé, depois de imerso em óleo de algodão, fica todo pururucado”, garante.

Sobre a carne de sol, a embalagem e conservação do corte são fundamentais. A opção é preparada com a matéria-prima de lombo bovino, assada na brasa e servida na chapa, acompanhado de baião de dois, bolinho de macaxeira, maionese, queijo coalho e vinagrete.

O cardápio tem ainda pratos com camarões, pastéis, massas, caldos, diversas modalidades de filés, bacalhaus e saladas para todo tipo de gosto.

Leia mais: 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

No menu, pratos da culinária do Norte

Cozinha do Norte

O passeio pela gastronomia brasileira tem destaque ainda nos pratos da região Norte, como a moqueca amazônica, a bacalhoada à manauara e peixes como tambaqui e o Tucunaré, temperados com ervas da região.

Há ainda o “mineiro nadador”, feito com filé de tilápia; e o “mineiro a cavalo” com o tradicional tropeiro, bife de contrafilé e ovo frito, além do torresmo.

Cachaça, sim

Como o nome diz, engenho combina com cachaça e no do Dedé não falta a “marvada”. Os destaques são a Jambucana e a Jambubier, que levam o toque de Jambu amazônico, uma erva usada no preparo da comida regional, de origem indígena, conhecida pelo seu efeito anestésico.

Mas há rótulos das cachaças mineiras mais conhecidas – cerca de 300 marcas -, além de cervejas artesanais. Inclui a linha Dedé, como o chope Kzeiro, as cervejas do tipo Dunkel, Weiss e Lager.

Serviço:
Engenho do Dedé
Local: Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001);
Horário: Até 14h30 (self-service), com direito a estacionamento liberado; 17h às 22h (a la carte);
Atrações: música ao vivo, espaço kids com monitores (Dedelândia) e transmissão de partidas de futebol em TVs espalhadas pelo ambiente;
Telefone: (31) 3564-8349
Instagram/chefdedeparente
Twitter/@engenhodede
Site: http: www.engenhodede.com.br

Fotos: PC Jardim

Outras notícias sobre Gastronomia


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário