Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dona Lucinha deixa importante legado para gastronomia mineira

09 de abril, 2019
Por: Luis Otávio Pires
Foto: Reprodução/Instagram
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Luto. Tão rica, hoje a gastronomia mineira fica mais pobre com a morte, nesta terça, 9, de uma das maiores referências da nossa culinária: Dona Lucinha. Ela tinha 86 anos e teve um infarto em sua casa em Belo Horizonte. Seu corpo será sepultado no Cemitério da Colina, às 16h.

Natural do Serro, terra de um dos queijos mais famosos do Estado, Dona Lucinha era professora, mas ficou conhecida nacionalmente – quiçá mundialmente – graças ao seu dom de cozinhar. Fazia de tudo no ambiente onde mais gostava de estar, a cozinha. Doceira, quitandeira e salgadeira envolveu quase todos os seus 11 filhos ramo da gastronomia.

Leia também: Restaurantes apostam em mini weddings

Dona Lucinha teve vários restaurantes, inclusive em São Paulo. Contudo, ultimamente apenas duas unidades estavam em funcionamento em Belo Horizonte, nos bairros São Pedro e Funcionários.

Seus conhecimentos na cozinha foram passados também através de livros. Escreveu dois, replicados em diversas edições: Receitas da Dona Lucinha e História da Arte da Cozinha.

Apegada às receitas raiz, Dona Lucinha não ligava muito para pratos enfeitados. Confessou certo dia que o importante era a comida ter cheiro bom e atraente. E isso, a dela tinha.
Chegou a ser homenageada pela Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro em 2015. Com o enredo “Do fundo do quintal, sabores e saberes na Sapucaí”, ela fez questão de participar do desfile.

Leia mais sobre Dona Lucinha em nosso site.

Dona Lucinha deixa importante legado para gastronomia mineira
4 (80%) 3 voto[s]


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!