Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Os principais Festivais de Inverno de MG

10 de julho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Inverno. Se julho é a época mais fria do ano, possivelmente, também é o momento com a melhor programação cultural. Isso porque os Festivais de Inverno tomam conta do país e em Minas Gerais o que não faltam são opções desse tipo de evento.

Leia também: Temperatura continua baixa em Minas Gerais

Festival de BH e Tiradentes – 11 a 21 de julho

Pela primeira vez o Festival de Inverno da UFMG apresenta programação também em Tiradentes. Com eventos, entre os dias 11 e 21 de julho, a edição 2019 apresenta oficinas a preços populares e eventos culturais gratuitos.

Ao todo,  são dez oficinas, cinco residências e mais de 80 eventos no campo das artes visuais, tradições, teatro, ciência, música e dança.

Em Belo Horizonte, as atividades serão realizadas no Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Campus Pampulha.

Já em Tiradentes, a programação vai ocorrer, de 11 a 13 de julho, com espetáculos, exposições e palestras nos três espaços do Campus Cultural UFMG: Museu Casa Padre Toledo, Quatro Cantos Espaço Cultural e Centro de Estudos e Biblioteca, e em espaços parceiros.

Confira a agenda completa pela internet.

Festival de Itabira – 13 a 28 de julho

Com o tema “Semear…Ser Poético”, o Festival de Inverno de Itabira  conta com programações culturais e artísticas aberta ao público em geral. Tudo isso irá ocorrer entre os dias 13 a 28 de julho.

O evento, que é uma iniciativa realizada pela Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade (FCCDA), teve os projetos participantes analisados por um corpo de jurados especializados.

Leia também: Virada Cultural: Djonga, Daniela Mercury e ÀTTØØXXÁ fazem parte da programação

Festival de Caxambu – 6 a 28 julho

O festival de Caxambu já começou, mas isso não quer dizer que não dá tempo de aproveitar bastante o Festival de Inverno da cidade. Isso porque ele acontece até o dia 28 de julho e tem uma programação extensa.

  • 12 e 13 de julho – 6º Festival Nacional da Canção
  • 18 à 21 de julho – 2º Festival do Queijo, Café e Cachaça
  • 25 à 27 de julho – 2º Festival de Bandas Cover
  • 25 à 28 de julho – IX – Exposição Nacional de Orquídeas

Vale lembrar que, Caxambu é um município de Minas Gerais, e fica a 200 quilômetros do aeroporto de Juiz de Fora. No entanto, é possível chegar até lá, facilmente, de carro ou de ônibus que partem de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Festival de Ouro preto, Mariana e João Molevade – 6 a 21 de julho

Outro festival que já está em andamento é a 52ª edição do Festival de Inverno realizada nos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Este evento dura até o dia 21 de julho de 2019.

Neste ano, o Festival irá homenagear às Cavalhadas de Amarantina. De origem portuguesa, elas acontecem em honra a São Gonçalo do Amarante e mantém vivos os costumes e as tradições. Além disso, as Cavalhadas de Amarantina foram registradas em 2011 como patrimônio cultural de Ouro Preto.

O objetivo do evento, que terá sua abertura realizada no Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto, é provocar diálogos com os sertões das Gerais e evidenciar o modo de vida sertanejo. Além disso, marca também o aniversário de 50 anos da Universidade Federal de Ouro Preto.

A programação do evento, que contará com apresentações musicais e cênicas, mostras, intervenções, exposições, debates e palestras selecionados pelas curadorias específicas, será realizada em espaços públicos, centros culturais, espaços não convencionais, bairros e distritos da região de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, em Minas Gerais.

Festival de Grão Mogol – 18 a 21 julho

Depois de dois anos, um dos principais eventos regionais de manifestação cultural, musical e de integração entre as comunidade está de volta, o Festival de Inverno do Circuito Lago de Irapé. A cidade, localiza ao Norte de Minas, será palco de três dias seguidos de atividades.

A programação passará desde oficinas de canto popular a mostra de cinema e intervenções culturais, com foco no fortalecimento das raízes e a valorização do povo norte-mineiro. Além disso, o evento terá o artista Saulo Laranjeira como atração principal.

Leia também: Boulevard Shopping realiza show no Dia Mundial do Rock

A organização conjunta é da Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e coordenadorias de Apoio ao Estudante, de Extensão Comunitária e de Extensão Cultural, Prefeitura de Grão Mogol, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Circuito Turístico Lago de Irapé – que envolve os municípios do entorno da represa da usina hidrelétrica de mesmo nome.

Festival de Itapecirica – 12 a 21 de julho

Um dos eventos mais tradicionais de Minas chega para “aquecer” a época mais fria do ano. O  25° Festival de inverno de Itapecirica. Este ano o diferencial do evento, que ocorrerá entre os dias 12 e 21 de julho, será o Festival Literário de Itapecerica (Felita).

Ao todo, a programação inclui apresentações e atividades nas áreas de artes cênicas, música clássica, música popular, dança, artes plásticas, literatura, artes visuais, circo e artesanato.

Alem disso, os shows das bandas Blitz e Skank e da cantora Alcione ião encerrar a comemoração das bodas de prata do Festival de Inverno de Itapecerica.

Festival de São Jão Del Rei – 20 a 28 de julho

A 31º do Inverno Cultural UFSJ está chegando e promete desenvolver ações para promover a formação cidadã pelas artes, democratizar o acesso à cultura, conviver com a comunidade e valorizar a cena artística.

Vale dizer que este é o maior programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei. Um festival de artes plurais que visa formação para a cidadania cultural, imersão gratuita em arte e cultura, capacitação e geração de renda dentro da economia da cultura e fomento ao turismo regional.

Serão 46 oficinas, durante nove dias, e contará com o show da cantora Aline Calixto que se apresentará juntamente com a MG Big Bang.

Leia também: BH recebe terceira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal

Festival de São Lourenço – 5 de julho a 14 de agosto

Para quem procura um programa para depois de Julho, essa é a dica certeira, mas não se assuste com a longevidade do Festival de Inverno de São Lourenço, é que entre os dias 5 de julho a 14 de agosto, a cidade reúne diversas atrações, que acabam recebendo o nome do Festival.

Entre os eventos culturais participantes estão:

  • Festa Julina
  • Festival de Jazz
  • Encontro de Flamenco
  • Exposição de carros antigos
  • Campeonato de baristas

Confira a programação completa pela internet

Festival de Sabará – 05 de julho a 27 de julho

O Famoso Festival de Iverno de Sabará já começou, mas é apenas no dia 17 que o evento prestará uma homenagem em comemoração ao 308 anos da cidade. A ocasião terá o show com Mumuzinhocomo atração principal.

Ao longo dos dias, a 50ª edição de seu Festival de Inverno terá também uma extensa programação, diversificada, com direito a shows de rock, espetáculos teatrais e circenses, oficinas culturais, o tradicional Encontro de Bandas envolvendo corporações instrumentais do estado, feira de artesanato e muitas outras atrações.

A promessa do Festival de Sabará este ano é ocupar diferentes espaços públicos do centro histórico da cidade e bairros com atrações que começam desde a manhã até a noite.

Leia também: Começa a Semana da Gastronomia em BH

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Sabará, prefeito Wander Borges e do secretário municipal de cultura de Sabará, Hamilton Alves com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Esta 50ª edição é patrocinada pela Macaúbas Meio Ambiente e AngloGold Ashanti.

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sabará

Os principais Festivais de Inverno de MG
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!