Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dia Nacional do Teste do Pezinho

06 de junho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Para lembrar a importância da triagem neonatal, o Brasil comemora, no dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, o teste é feito a partir de gotas de sangue colhidas entre o 3º e o 5º de vida do recém-nascido. No entanto, vale lembrar que o exame oferecido pela rede pública de saúde só rastreia seis doenças. Por isso, o Instituto Vidas Raras lançou uma campanha com o objetivo de ampliar o exame do SUS.

A iniciativa é importante porque, sem descobrir as doenças na hora certa, milhares de bebês perdem a chance de fazer o tratamento desde cedo e acabam tendo sequelas – como paralisia cerebral e cegueira. O teste ampliado já existe na rede particular, em hospitais e laboratórios, mas poucas mães sabem disso e a maioria não pode pagar por ele. Sendo assim, uma petição pública foi criada e precisa arrecadar 1 milhão de assinaturas para que o teste ampliado seja disponibilizado de forma gratuita, pelo SUS. Para contribuir, basta acessar site.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário