Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: palestras discutem vivencia

02 de dezembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Inclusão. Até quinta feira, 4, em razão do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Una preparou palestras gratuitas para discutir os desafios cotidianos das PCD.

Ao todo, cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, conforme o último Censo divulgado pelo IBGE em 2010. Porém, esse grupo representa apenas 0,42% dos alunos matriculados no ensino superior e 0,9% do total de profissionais inseridos no mercado de trabalho, com carteira assinada.

Com o objetivo de discutir os desafios das pessoas com PCD e ampliar a discussão sobre a inclusão delas no ambiente estudantil e profissional, a Una, integrante da Ânima Educação, promove palestras e atividades com o tema “Pessoas com Deficiência na Atualidade”.

O evento acontece na Cidade Universitária Una João Pinheiro e Aimorés, com entrada gratuita. Para participar é necessário fazer a inscrição pela internet.

Hoje, a apartir das 19h, a palestra “Entendimento e Situação da Deficiência para Desenvolvimento do Aluno na Universidade” abre a programação com a colaboradora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), Alice Dias, seguida do stand-up “O Surdo do Stand Up Comedy” realizado em libras pelo mestrando em educação, Tales Douglas, que tem deficiência auditiva.

Já no dia 03, acontecem as palestras “Uma Conversa sobre o Autismo, a Inclusão e a Lei” com a vice-diretora da ASATEIA, Cynthia Prata e “Empoderamento da Pessoa com Deficiência: Possibilidades e Desafios” com os psicólogos do NAP, Rafael Assis e Rafaela Iara.

O encerramento acontece com a roda de conversa sobre “Acessibilidade Atitudinal no Ambiente de trabalho: Uma reflexão sobre empregabilidade PCD” com o líder do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico em MG e GO, Luíz Carneiro.

As palestras “Surdez: Práticas inclusivas” com pedagogo e interprete de libras, Paulo Criciúma e “Um Convite ao Mundo da Deficiência Visual: Sensibilidade, Acessibilidade e Práticas Inclusivas” com o técnico em braile Gabriel Aquino, fecham a programação.

Serviço:
Pessoas com Deficiência na Atualidade

Dia 02/12

Palestra: “Entendimento e Situação da Deficiência para Desenvolvimento do Aluno na Universidade”
Local: Auditório Campus João Pinheiro II
Horário: 19h

“O Surdo do Stand Up Comedy”
Local: Auditório Campus João Pinheiro II
Horário 20h30

Dia 03/12

Palestra: “Uma Conversa sobre o Autismo, a Inclusão e a Lei”
Local: Auditório Campus João Pinheiro II
Horário 19h

Palestra: “Empoderamento da Pessoa com Deficiência: Possibilidades e Desafios”
Local: Auditório Campus João Pinheiro II
Horário 20h30

Data 04/12

Roda de Conversa: “Acessibilidade Atitudinal no Ambiente de trabalho: Uma reflexão sobre empregabilidade PCD.”
Local: Auditório 2º andar Campus Aimorés
Horário: 19h

Palestra: “Um Convite ao Mundo da Deficiência Visual: Sensibilidade, Acessibilidade e Práticas Inclusivas.”
Local: Sala 403 Campus Aimorés
Horário: 19h

Palestra: “Surdez: Práticas inclusivas”
Local: Auditório 2º andar Campus Aimorés
Horário: 20h


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário