Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Começa a Semana da Gastronomia em BH

03 de julho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Evento. Começa hoje, 3, em Belo Horizonte uma das etapas mais saborosas do ano, a Semana da Gastronomia. O evento, promovido pelo Instituto Eduardo Frieiro, é uma forma de celebrar o Dia da Gastronomia Mineira.

As atividades contam com gastronomia temática em restaurantes, palestras, demonstrações culinárias, intervenções culturais e até tours gastronômicos.

Leia também: BH pode ser cidade criativa da gastronomia pela Unesco

Considerado um dos grandes destaques do estado, a cozinha mineira encanta o público. Esse é um dos motivos que fez com que a culinária da Capital se tornasse uma das apostas na candidatura para a Rede das Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco.

Os pratos são ricos em sabor e cheios de cultura, histórias e costumes. Por isso, o objetivo do evento é valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

A Semana da Gastronomia Mineira é uma realização do Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira, patrocinada pela Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, Gasmig (Lei de Incentivo à Cultura/Governo do Estado), com apoio das Faculdades Una, Promove, Estácio e Senac, Ormiloc, Mercado Central, Assembleia Legislativa, Mineiraria, Codemge, Emater e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Programação 2019

De acordo com o Chef Edson Puiati, representante do Instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, a Semana da Gastronomia Mineira é de suma importância para valorização do setor no estado e no país.

Além disso, para ele, o Prêmio Eduardo Frieiro funciona como um Oscar da cozinha mineira. “A cada ano, garimpamos e buscamos pessoas de todas as cidades mineiras que, de alguma forma, fazem um trabalho excepcional e trabalham ténicas e formas inovadoras de lidar com nossos ingredientes. Alguns até levam para além das fronteiras nacionais seus trabalhos e divulgam nossa gastronomia em outras partes do globo”, destaca.

Leia também: Exposição “Menus da Belle Époque” chega a BH e Tiradentes

A programação da Semana da Gastronomia Mineira deste ano acontece entre os dias 03 e 31 de julho, que inclui a gastronomia temática com pratos exclusivos nos restaurantes Patorroco, Jockey Bar & café, Roça Grande, Tip Top e Xapuri (todos em Belo Horizonte) e também no Roça Grande (Moema), Rancho do Peixe (Brumadinho), Sebastião Gourmet (Sabará) e Jacubar (Congonhas).

As cozinhas-show estão marcadas de 03 a 12 de julho, cada dia com um chef responsável, das 14h às 16h na Cozinha Escola Mineiraria.

No Mercado Central, nos dia 06 e 07 de julho (sábado e domingo), a Trupe Gaia fará intervenções cênicas enquanto alunos das Faculdades Una, Promove, Senac e Estácio farão demonstrações culináriasnos corredores sobre novos e diferentes modos de preparo e utilização de tradicionais ingredientes mineiros. Duas faculdades farão demonstrações no sábado de manhã e as outras duas, no domingo.

Leia também: AVEC Bistrô

Nos dias 05, 09 e 10 o publico poderá conferir palestras sobre a tradição da gastronomia mineira, sua importância para o turismo e também sua pluralidade.

O blogueiro Nenel, do Baixa Gastronomia, preparou um tour gastronômico, no dia 20. Além disso, há a Cozinha Show Experiência de Frio no Quintal do Paladino, que marcará o encerramento das comemorações da Semana da Gastronomia Mineira.

A programação completa está disponivel pela internet.

Começa a Semana da Gastronomia em BH
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!