Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Coluna Amália Goulart – 23 de março a 5 de abril

23 de março, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Eleição movimenta Fecomércio
A Fecomércio se prepara para trocar o comando da entidade tendo uma eleição disputada pela oposição. Será a primeira vez, em 80 anos, que a oposição encara o desafio. A chapa será encabeçada por Nadim Donato, presidente do Sindilojas-BH. Hoje, a Fecomércio é comandada por Lázaro Gonzaga, que deve se candidatar à reeleição.
O movimento na Fecomércio é similar ao que ocorreu na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Na Fecomércio, a eleição ocorre em 16 de maio.

Marcha lenta
Nesta semana, o Banco Central divulgou o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica) de janeiro. A queda foi de 0,56%. O Índice é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso mesmo causou preocupação no mercado. A queda reflete uma desaceleração da produção industrial e do varejo. Analistas já esperavam algum ajuste, já que dezembro fechou com crescimento elevado. Mas ninguém apostava nos 0,56% negativos. Após a divulgação, o Boletim Focus já apontou redução na estimativa de crescimento do PIB em 2018 de 2,87% para 2,83%. Os números mostram que a retomada será lenta, gradual, o que leva o investidor a ter cautela e colocar as barbas de molho. Fator perturbador serão as eleições deste ano.

A Copa do McDonald’s terá Neymar
O McDonald’s começou nesta semana a divulgação da nova peça publicitária para a Copa do Mundo da Rússia. No Brasil, a estrela principal é Neymar Jr. junto com seu filho, David Lucca. O McDonald’s é patrocinador da Copa. Foto Divulgação/McDonald’s

Páscoa de R$2,2 bilhões
Apesar de o cenário econômico ter se mostrado menos otimista, o setor de Varejo aposta no gasto das famílias com as guloseimas da Páscoa. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera crescimento de 3,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Os estabelecimentos do varejo alimentício, tais como hiper, super e minimercados, além das lojas especializadas em produtos associados à Páscoa, deverão faturar cerca de R$ 2,2 bilhões com as vendas voltadas para a Semana Santa deste ano
Confirmada a projeção do setor, esse seria o melhor desempenho das vendas reais do varejo na Páscoa desde 2013 (+4,8%). Na mesma data de 2017, o varejo registrou o primeiro aumento no volume de vendas (+1,1%), após acumular perda de 5,2% em 2015 e 2016.

Porcão entra no varejo
O empresário Fernando Júnior decidiu diversificar o negócio. E entrar no varejo parece-lhe uma boa ideia. O Porcão BH lançou vinho próprio da casa e prepara, ainda para o primeiro semestre, a entrada no mercado da cerveja, do hambúrguer e do café, da marca. Os produtos serão vendidos no restaurante. O empresário explica que a diversificação é uma forma de reinventar os negócios e conquistar novos públicos.
“Essa é a oportunidade de o cliente levar os produtos da marca Porcão com ele para onde quiser, fazendo o churrasco perfeito em casa, no sítio, na companhia das pessoas que ele ama. Queremos estar perto das pessoas que amam a nossa marca onde elas estiverem e com a linha completa. Ainda vem muita novidade por aí”, completa o empresário.
Nesta semana, Fernando Júnior inaugurou o bar Porcão, espaço localizado na entrada da churrascaria e cujo projeto é assinado pela arquiteta Beth Nejm. No loca, o cliente poderá saborear o rodízio, em pequenas porções. É o mercado se reinventando! Foto Divulgação/JC

Grupo Casino comemora crescimento de 6,4% na América Latina
O grupo Casino apresentou crescimento orgânico de 6,4% na América Latina em 2017, liderado pela rede Assaí no Brasil, que experimentou globalmente um crescimento expressivo. Ao todo, foram 20 lojas abertas com essa bandeira no ano passado e há previsão de abertura de outras 20 em 2018.
Já no Multivarejo, os hipermercados Extra e a rede Pão de Açúcar apresentaram bons resultados e capilaridade. Por exemplo, em Minas Gerais, há atualmente 11 unidades do Extra e uma do Pão de Açúcar.  O Brasil é um dos principais mercados mundiais para o grupo Casino e impulsionou, ao lado da França, os resultados mundiais da companhia.
Em Paris, o CEO Jean-Charles Naouri disse que “a estratégia global atendeu às expectativas” e tem se mostrado bem-sucedida nos países onde atua. O Casino anunciou, ainda, que o lucro operacional das atividades de varejo no setor de alimentos na América Latina chegou a € 713 milhões, um aumento de 32,7% em relação a 2016 (€ 538 milhões).


Sobre Amália Goulart:

Amália Goulart, 37 anos, tem 15 anos de experiência em jornalismo. Especialista em Política e Economia trabalhou em vários veículos de comunicação como Rádio Itatiaia, Inconfidência, jornal O TEMPO, portal Terra e jornal Hoje em Dia. Nesse último, comandou as equipes de Política e Economia como editora. Também escreve coluna sobre o assunto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário