Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Chernobyl: por que assistir a série da HBO? (SEM SPOILERS)

05 de agosto, 2019
Por: Helena Ivo
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Especial Emmy. O Emmy Awards 2019 acontece no dia 22 de setembro e o Jornal da Cidade BH preparou uma programação especial para você que quer curtir a premiação afiadíssimo. Toda semana será publicada uma crítica, sempre às 19h, para você saber o que esperar dos filmes e séries indicados à premiação. A lista com todos os nomeados pode ser consultada aqui.

Hoje vamos falar de Chernobyl. A série indicada em nada menos que nove categorias, entre elas Melhor minissérie, pode ser, de fato, considerada uma das melhores de 2019, ainda que não ganhe leve o prêmio tão cobiçado.

Um dos maiores desastres da história

Como o nome sugere, Chernobyl é uma série que retrata os eventos do acidente ocorrido em 1986. No dia 26 de abril daquele ano, houve uma explosão em um dos reatores da Usina Nuclear de Chernobil, na Ucrânia.

Para quem não sabe muitos detalhes, a explosão aconteceu na cidade de Pripyat, próximo a Kiev, e equivale a aproximadamente 500 bombas nucleares similares às que destruíram Hiroshima e Nagasak, no Japão. Consegue imaginar o impacto?

A explosão expôs não apenas os moradores da cidade de Pripyat, onde se localizava a usina, mas, como foi descoberto posteriormente, os cidadãos de todo o planeta. A intensidade do desastre foi tão grande que até hoje a cidade faz parte de uma zona de exclusão em que a entrada é bem restrita e altamente não recomendada.

Quais são os estragos de um desastre nuclear?

Uma explosão nuclear afeta desde o ar que respiramos até a água que usamos para beber, tomar banho e cozinhar. Absolutamente todos os organismos vivos das áreas mais próximas são infectados.

No caso de nós, seres humanos, isso pode resultar em diversos problemas de saúde, dependendo da área em que a pessoa infectada vive e o efeito colateral mais comum é o câncer.

Leia também: Crítica: Black Mirror: Bandersnatch

Por que Chernobyl é importante?

Chernobyl mostra a gravidade do acidente que por pouco não foi negligenciado pela União Soviética. Na época, final da década de 80, o governo soviético tinha motivos políticos para ocultar informações como a própria explosão, e assim o fez.

Até dois dias após o acidente o mundo não sabia o que havia acontecido. Tudo mudou quando uma usina nuclear na Suécia identificou modificações no ar e através de estudos constatou a origem do problema, pressionando o país soviético a trazer a verdade a tona.

A partir de então diversos cidadãos, principalmente homens ucranianos, foram os verdadeiros heróis que salvaram a humanidade. Uma intensa ação liderada por Boris Shcherbina, Valery Legasov e Ulana Khomyuk uniu o país em busca de soluções para o desastre que poderia ter dizimado a raça humana, se as precauções corretas não fossem tomadas.

E é aí que entra a relevância da minissérie. Os heróis de Chernobil, que vão desde uma equipe com competentes cientistas e membros do governo soviético até trabalhadores braçais, foram essenciais para evitar que o mundo entrasse em colapso ambiental e a série retrata isso muito bem.

Muitos desses heróis morreram dias depois devido à radioatividade e todos ajudaram já com a certeza de que teriam a expectativa de vida reduzida de forma brutal – a maioria morreu alguns anos depois ou teve danos à saúde.

Vasily Ignatenko foi uma das primeiras vítimas do desastre de Chernobil. O bombeiro foi um dos primeiros a chegar ao local do acidente e sofreu sérios ferimentos em todo o corpo após tocar pedaços de grafite contaminados com material radioativo.

Portanto, mais que documentar de forma quase perfeita um evento tão importante para o mundo e ainda tão pouco falado, Chernobyl é uma aula de ética, moral e solidariedade, além de também servir de alerta para a importância de ter a equipe correta para trabalhos tão impactantes.

Apesar de uma narrativa absurdamente séria e pesada e até mesmo triste, Chernobyl é uma série que vale a pena ser assistida para mostrar que ainda há esperanças.

Nota: 10/10

Assista ao trailer:

Fotos: Divulgação/HBO

Você pode ler aqui todas as críticas do Especial Emmy. Leia aqui todas as críticas do Jornal da Cidade.

A minissérie completa está disponível na HBO GO.

Chernobyl: por que assistir a série da HBO? (SEM SPOILERS)
4.5 (90%) 6 voto[s]


Sobre Helena Ivo:

Helena Ivo, redatora, 25 anos. Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, especialista em Marketing de Relacionamento, Eventos e Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial de Lisboa e em Produção de Conteúdo para a Web e Marketing de Conteúdo Avançado pela Universidade Rock Content. Já foi assessora de imprensa na Agenda Comunicação Integrada e social media em agências de Comunicação Empresarial. Apaixonada por cultura, já fez cobertura de eventos empresariais e shows nacionais e internacionais como Humberto Gessinger, Lana Del Rey e Kings of Leon. Atualmente é redatora no Jornal da Cidade BH e nas horas vagas é crítica de cinema e séries no Mundo Hype.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!