Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Casa Fiat de Cultura apresenta programação sobre imigração italiana

09 de janeiro, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Cultura. Para continuar o curtindo o clima de férias, até o mês de fevereiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma série de atividades gratuitas para toda a família.

A programação especial gira em torno da temática da exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 1º de março de 2020, que apresenta a forma como se deram os fluxos de migração da Itália para a América Latina, em especial, para o Brasil e a Argentina.

Além disso, há atividades que destacam a história desses países, serão lembradas tradições italianas como a confecção de máscaras de carnaval e de fantoches de palito e dedoches.

Durante o período de exposição, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura realiza visitas mediadas de grupos espontâneos, conforme disponibilidade, ou agendadas, explorando a história da imigração e os contextos sociais da Itália, da Argentina e do Brasil, nesses 120 anos.

Para os grupos agendados, será proposta a atividade “Árvore da Italianidade” que deverá construir, coletivamente, uma “árvore genealógica” da italianidade em Minas Gerais.

Leia também: Exposição na Casa Fiat de Cultura é uma das 100 mais visitadas do mundo

“Nessa árvore, os visitantes poderão incluir o nome de familiares, palavras usadas no dia a dia, costumes, comidas que fazem parte de sua rotina e que, de alguma forma, tenham raízes na Itália. A expectativa é despertar essas conexões com o percurso de visitação e destacar, ainda mais, a presença italiana na nossa mineiridade”, explica a Coordenadora do Programa Educativo, Clarita Gonzaga.

A exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério da Cidadania, em parceria com o Centro Storico FIAT, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e o Museu Histórico Abílio Barreto, com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha) e do Governo de Minas Gerais. O patrocínio é da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da FCA Fiat Chrysler Participações e do Banco Safra.





Até o dia 26 de janeiro, de quarta a domingo, o público também é convidado a participar do “Ateliê de Férias: A Velha Befana” e confeccionar fantoches de palito e dedoches, inspirados pela Velha Befana – figura tradicional do folclore italiano, que distribui doces às crianças no início do ano, trazendo ventos de esperança e boas novas. Para esta atividade, a participação é livre, sujeita a lotação do espaço, com entradas às 10h30, às 14h e às 16h.

Em fevereiro, o “Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH” será inspirado no tradicional Carnaval de Veneza, na Itália, e apresentará três formatos de máscaras, à moda veneziana, para serem decoradas de acordo com a criatividade de cada participante, resultando em peças únicas e personalizadas.

Leia também: Beleza em Movimento na Casa Fiat de Cultura

As atividades do ateliê vão ocorrer no período de 1º a 21 de fevereiro de 2020, aos sábados, domingos e feriados, com entradas às 10h30, para crianças até 10 anos e seus acompanhantes, e às 14h para jovens e adultos. A participação também é livre, sujeita a lotação do espaço.





Serviço:
Exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”
De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020
Curadoria: Cinthia Reis
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Atividades do Educativo
Ateliê de Férias: A Velha Befana
Até 26 de janeiro de 2020 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH
1º a 21 de fevereiro de 2020 – sábados, domingos e feriados
Entradas às 10h30 e às 14h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Observação: nas atividades de Ateliê, crianças até 10 anos deverão estar acompanhadas por seus responsáveis; crianças até 05 anos deverão ser auxiliadas por seus acompanhantes durante as atividades; todos deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao uso de tintas, colas e outros materiais.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário