Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS COMEMORA CENTENÁRIO DE ANTONIO OLINTO

23 de abril, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Renato Wrobel
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

 Literatura. A Academia Mineira de Letras promove no dia 30 de abril, às 19h30, a palestra “No centenário do escritor Antonio Olinto”, com o acadêmico Rogério Faria Tavares, atual presidente do BDMG Cultural.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

Nascido em Ubá (MG), em 10 de maio de 1919, o escritor Antonio Olinto dedicou-se ao jornalismo literário e à literatura. É autor de vasta obra, que inclui diversos poemas, ensaios, romances e contos, como “Nagasaki” (1957), “A paixão segundo Antonio” (1967), “Copacabana” (1975) e “Tempo de palhaço” (1989) e “O menino e o trem” (2000). Também foi adido cultural em Londres e na Nigéria.

A experiência na África repercutiu bastante em seus escritos, gerando a famosa trilogia “A alma da África” – “A casa da água” (1969), “O rei de Keto” (1980) e “Trono de vidro” (1987) –, traduzida para vários idiomas. Olinto ocupou por 12 anos a cadeira n° 8 da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 12 de setembro de 2009.

Na conferência, em homenagem ao centenário do escritor, Rogério Faria Tavares, atual presidente do BDMG Cultural, abordará o percurso biográfico de Antonio Olinto e dedicará especial atenção à sua produção ficcional sobre o continente africano. “Antônio Olinto foi um observador arguto e sensível dos temas africanos. Ao lado de Alberto da Costa e Silva, apaixonou-se pela cultura e pelos costumes do continente africano como poucos escritores brasileiros. A experiência como adido cultural na Nigéria marcou-o para sempre e influenciou definitivamente a sua obra. A trilogia ‘A alma da África’ é impactante. Ela dá conta de mostrar ao seu leitor um rico e sofisticado painel das sociedades africanas no século XX. O destaque que ele dá à mulher africana também é notável.”, conta o palestrante.

Serviço:
Palestra “No centenário do escritor Antonio Olinto” – com Rogério Faria Tavares
Data: 30 de abril (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.