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Dia do Atletismo: dicas para melhorar o desempenho

09 de outubro, 2019
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Esporte. Nesta quarta feira, 9, é comemorado o Dia do Atletismo. Esta data presta homenagem a uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, formada por um varias modalidades competitivas. Se destacando pela simplicidade, eficiência e facilidade para se praticada, hoje, a corrida é a categoria mais popular. No entanto, apesar de ser um ato natural do corpo, correr também exige treino e técnica.

Para as pessoas que desejam investir um pouco mais no seu lado atleta, o educador físico Rafael Oliveira, da SELFIT Academias, separou 6 dicas para iniciantes, que devem ficar atentos a pontos importantes.

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Respiração

“A respiração deve ser confortável, pelo nariz ou pela boca. O correto é respirar de maneira compassada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, e você pode praticar alguns exercícios de respiração antes do treino, ajudando a manter o ritmo correto durante o processo.”

Descanso

“O descanso é fundamental para recuperar as forças e prevenir lesões. O corpo precisa se acostumar e processar os estímulos do dia anterior, por exemplo. Então, recomendo dois dias de descanso no começo.”

Musculação e exercícios de força

“O risco de lesões é existente para qualquer praticante, mas, com músculos fortalecidos, as chances são menores. É muito importante trabalhar as pernas, o quadril e as coxas. Faça musculação ou treinos para o fortalecimento.”

Alimentação

“O ideal é comer uma hora antes da atividade física, de forma equilibrada. Procure um nutricionista para uma sugestão de cardápio ou opte por frutas e alimentos mais leves.”

Aquecimento e atletismo

“Faça um aquecimento leve antes de começar, entre cinco ou dez minutos no máximo. Caminhadas rápidas ou subir escadas são boas opções, por exemplo.”

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Movimentos do corpo

“Ficar atento aos movimentos do corpo evita dores e lesões. Por exemplo, a cabeça deve estar reta, olhando sempre para frente e mantendo o pescoço e a mandíbula relaxados. Os ombros devem ficar mantidos para trás e para baixo durante a corrida e os braços em um ângulo de 90º. Os joelhos, por sua vez, devem ficar levemente dobrados, absorvendo o impacto da corrida na superfície.”

Vale lembrar que é recomendado procurar um médico para avaliação física da saúde e um profissional especializado para ajudar na escolha do calçado adequado para realização de exercícios. Assim é só colocar em prática e fazer parte do Atletismo.

Foto: ShutterStock

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