Dicas. Constance Zahn, especialista em casamentos, revela os itens que não podem faltar no novo lar e ensina a fazer boas escolhas na hora da compra
Montar a casa nova é muito gostoso, mas também pode ser um desafio. Jovens recém-casados, que nunca tiveram a experiência de morar sozinhos, por exemplo, costumam ter bastante dificuldade para saber o que de fato é necessário e o que é supérfluo na hora de montar o enxoval.
Para não errar ao comprar os itens para a casa nova, a especialista em casamentos Constance Zahn acredita que o planejamento é imprescindível. “Na hora dos preparativos, muita gente pensa só na festa, mas a parte da casa é tão importante quanto ela e tem que ser pensada com todo o carinho”, diz.
Por isso, Constance acredita que vale gastar um pouquinho a mais em itens de boa qualidade. “Acho que vale muito a pena investir no melhor que você puder, porque é melhor ter dois jogos de lençol bons, por exemplo, do que três ou quatro de má qualidade. Costumo dizer que com lençol e colchão não se pode brincar!”
Para a especialista, não tem nada melhor do que chegar em casa e encontrar no quarto uma cama bem feita e convidativa, igual às camas de hotel. E, para alcançar esse resultado, alguns dos truques de Constance são escolher tecidos de qualidade – pois “o toque é fundamental” – e não economizar nos travesseiros – já que “eles dão vontade de deitar”.
Muitas vezes as grifes de itens para casa lançam coleções com estampas e cores temáticas, que seguem tendências da moda. Porém, para o casal que está começando, a dica de Constance é apostar nos clássicos. “Amo cama branca, ela combina com tudo e acredito que a roupa de cama deve combinar com a decoração do quarto. Detalhes bordados e mantas também fazem a diferença”, revela.
Para os que querem se diferenciar, a dica da especialista é deixar alguns itens com a cara do casal. “Personalizar algumas peças com a identidade visual do casamento é uma ótima opção, porque leva um pouco da festa para a casa”, indica.
Produtos de boa qualidade sempre têm longa duração. Então, quando seria ideal começar a renovar o enxoval? “Acho que o lençol vai ficando melhor com o tempo, mas é claro que chega uma hora em que realmente temos que trocar. Essa renovação pode acontecer naturalmente, quando o casal começa a comprar os itens para o quarto do filho, por exemplo. Então, não tem muita regra”, diz.
Para as noivas que estão começando a adquirir os itens para a casa nova, Constance ainda deixa uma última dica de ouro: “não se esqueça de que você precisa de um roupeiro! É importante pensar no espaço que você vai ter para o seu enxoval e muitos apartamentos modernos têm menos armários. Isso faz muita falta”, finaliza.
Os essenciais – leitura obrigatória para as noivinhas de plantão –, Constance Zahn enumera os itens indispensáveis para montar um enxoval: