Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Os novos casamentos

01 de novembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Tendências. As festas e cerimônias têm mudado com o passar dos anos e a receita para um evento perfeito nos dias de hoje é personalidade

Presente em toda a história da humanidade, o casamento pode ser considerado um ritual que tem se modernizado com o passar do tempo. As cerimônias, antes cheias de formalidades e protocolos, dão espaço a um infinito mercado de possibilidades.

Atualmente, o cenário é completamente diferente. “Além de optar por eventos menores, os noivos da chamada geração Y – nascidos entre 1980 e 2000 – são extremamente globalizados e familiarizados com a internet, o que facilita as pesquisas por locais e ideias inusitadas. Essa nova geração de casais busca algo personalizado que foge do tradicional”, pontua a sócia da Rockstage Produções, Paloma Horta.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), o mercado de festas movimenta cerca de R$ 17 bilhões por ano. Os gastos apresentam um crescimento anual médio de 10,4%. O setor de casamentos, por exemplo, mesmo nos últimos dois anos de crise, não sofreu impactos relevantes. O crescimento dos destinations weddings é ainda mais expressivo. Atualmente, uma em cada quatro celebrações é deste tipo, movimentando bilhões de dólares em todo o mundo.

E o que mudou? Com a globalização, os casamentos não se prendem mais à cidade-natal. Essa nova geração globalizada, acostumada a viajar e morar fora, escolhe o destino que quer no globo e os amigos mais próximos se movem para estar junto no grande dia.

Não necessariamente o pai da noiva tem que bancar tudo – isso foi no tempo dos dotes. A festa pode ser paga de diversas maneiras e, como os casamentos têm acontecido cada vez mais tarde, muitas vezes os eventos são bancados pelos próprios noivos ou têm custo dividido de acordo com cada situação de cada família.

Os convites também estão cada vez mais criativos e personalizados. O casamento se torna uma “marca” e a partir dali é criada uma linguagem visual inspirada no life style daquele casal. Aqueles convitões enormes ficaram pra trás e os noivos abusam nas cores, aquarelas, fontes das mais diversificadas, sites e muitas vezes deixam o papel de lado e ficam apenas no digital.

Os bolos também acompanham a historia da festa: podem espelhar o vestido da noiva, as cores da festa… Tem bolo até de led hoje em dia.

Leia também: A união de Júlia e André

E, por falar em led, não podemos nos esquecer das pistas, cada vez mais descoladas e cheias de tecnologia, como time code, stripe lines, video maping e efeitos de todos os tipos. Os globos espelhados perderam lugar. Os DJs são os grandes astros e comandam a pista com maestria, sempre acompanhados de poderosas caixa de som e um toque ao vivo de violino, sax, vocal, dançarinas, entre outros, como nos grandes festivais.

Os buffets se reinventam para acompanhar tanta novidade, já que a festa no Brasil é uma das mais fartas do mundo em termos de comida e bebida. A variedade do buffet atende todos os gostos e ainda por cima as linhas fitness, sem glúten, sem lactose, vegana, vegetariana e afins.

Fotos e vídeos que eram superestáticos e monótonos ganharam uma nova linguagem quase que publicitária, na qual os noivos viram astros e em segundos estão em todas as redes sociais. Os convidados também têm rápido acesso às fotos e podem replicá-las a qualquer momento. Os videomakers de ponta já vão preparados para soltar o “teaser” no mesmo instante em que está rolando a festa, assim como os fotógrafos mais cobiçados já soltam a “prévia” no mesmo dia. Nós sabemos o quanto essa agilidade é impactante para quem esta vivendo aquele momento.

A cerimônia pode ser na igreja ou no próprio local da festa, celebrada por um padre, um filósofo, pelo pai da noiva ou por um amigo. O que importa é que as palavras façam sentido para a crença do casal.

As lapelas também estão ficando menos frequentes, assim como tudo aquilo em que os casais não veem mais sentido. Os decoradores mais concorridos são aqueles que conseguem abrir a cabeça para captar o estilo dos noivos. Cada festa deve ser única e com a cara do casal, aqueles que não conseguirem pensar fora da caixa também estão fora de cogitação.

Hoje, as noivas se tornam experts no assunto casamento, chegam para as reuniões com pastas repletas de novidades, vontades e cabe aos assessores estarem abertos e antenados para assessorá-las sem interferir no gosto de cada uma. É um trabalho de intensa pesquisa e inovação.

Haja fôlego para acompanhar tanta novidade. E qual a receita para um casamento inesquecível? Personalidade!

Rockstage

A Rockstage Produções é uma empresa renomada na indústria de eventos e foi fundada pelos sócios Paloma Horta e Maurício Ramires. Garantindo a excelência no mercado, atua em diversas áreas como casamentos, aniversários, festas de confraternização, formaturas, lançamentos, festas de fim de ano, apresentações, marketing de relacionamento, coquetéis e receptivos.

Com sede em São Paulo, a Rockstage organiza festas e projetos em todo o Brasil e também no exterior. Por ser mineira, Paloma decidiu, ao lado do sócio Mauricio Ramires, realizar, em 2017, a primeira expansão da empresa, que acaba de chegar a Belo Horizonte, com uma filial no bairro Funcionários.





Foto: Torin Zanette/Arquivo Pessoal

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!