Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Tie Dye: a volta da moda colorida

29 de junho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Fashion. Tendência tie dye volta com tudo e vira nova queridinha de quem gosta de trabalhos manuais

Ele teve seu auge nos anos 1960, reapareceu na década de 1990, com jeitão meio hippie, cheio de cores e ar descolado. O tie dye, tendência que já foi sucesso no passado, está de volta e é o novo queridinho das blogueiras que amam um Do It Yourself (DIY), ou faça você mesmo.

Em tempos de isolamento social, muita gente vem procurando atividades para ocupar o dia e adotando novos hobbies. E a moda do tie dye reapareceu na hora certa! Esse tipo de estampa é feito a partir de “manchas” e já são várias as técnicas para reproduzir em casa esse efeito para lá de estiloso.

O próprio nome já é autoexplicativo: “tie”, do inglês, “amarrar”; “dye”, também do inglês, “tingir”. Por isso, para transformar uma peça de roupa, basta fazer amarrações e utilizar corantes, ou a boa e velha água sanitária, para criar estampas únicas.

TUTORIAL

Para criar uma estampa tie dye, existem dois modos. O primeiro deles é utilizar corantes, como a tinta para tecido, em peças brancas. Para isso, é necessário ter à mão elásticos de borracha ou barbante e luvas.

O passo a passo é simples. Para criar uma camiseta com a clássica estampa em espiral, por exemplo, basta torcer a peça esticada no sentido horário partindo do centro. Com o elástico – ou o barbante –, amarre o rolinho formando um X de forma que o tecido fique dividido em quatro partes. Depois, dilua as tintas para tecido em copinhos de água seguindo as instruções da embalagem. Então, borrife um pouco de água na camiseta amarrada e deposite os líquidos aos poucos em cada parte dividida, alternando as cores para criar efeitos mais divertidos. Aí, é só manter a peça em local seco, bem ventilado e longe do sol até secar por completo. Corte as amarras e lave normalmente com água e sabão neutro para retirar o excesso de tinta e pronto!

Quem não quiser investir em tintas para tecido também pode entrar na onda do tie dye usando peças de algodão que já são coloridas. Aí, é só molhar a peça e fazer a amarração com o elástico, conforme o exemplo anterior, diluir a água sanitária em água e borrifar nas partes onde desejar criar as manchas. O tempo de ação do produto vai depender da tonalidade desejada: quanto mais tempo, mais desbotada ficará a cor. Depois, é só lavar normalmente, esperar secar e arrasar com essa tendência supercool!





 


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário