Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

(Re) Inventando moda

27 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Online.Mais do que sobreviver aos tempos de crise, como uma marca pode se reinventar em tempos de pandemia global?

Desde a última semana de moda de Milão, a indústria do setor nunca mais será a mesma. Tudo começou com os sucessivos cancelamentos de eventos e desfiles durante a temporada de moda internacional que passaram a ser anunciados com a confirmação de casos do novo coronavírus se multiplicando pela Itália.

Para lidar com esse novo cenário, medidas inéditas foram adotadas, como a apresentação de coleções sem plateia, por meio de transmissões nas redes sociais. O desfile de Giorgio Armani, por exemplo, foi realizado sem a presença de convidados e transmitido ao público por meio de uma live com a íntegra do desfile. E esse foi só o começo.

 

Após o alastramento do vírus no Brasil e as determinações de fechamento do comércio em grande parte do País, restaram milhares de empreendedores do setor se perguntando: o que será da moda de agora em diante? Que o cenário aponta novos rumos e desafios, nós já sabemos. Mas se a indústria da moda nunca mais será a mesma, como nos tornarmos agentes de mudança para que ela possa sobreviver e se reinventar como uma versão melhor?

Olhar para quem já passou por isso antes, certamente, pode nos trazer respostas. O State Post Bureau, que gerencia o serviço de correio nacional da China, reportou 81,25 milhões de pacotes enviados entre 24 e 29 de janeiro por todo o país – um aumento de 76,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Após dois meses de lockdown, neste momento de retomada, o país enfrenta um novo cenário: a digitalização trouxe um impacto tão profundo sobre o consumo que os rumores são de que o próximo Shangai Fashion Week acontecerá não mais em megaevento presencial, mas por transmissão ao vivo via site Alibaba. Parece que é o novo normal.

Por aqui, o avanço da Covid-19 no Brasil fez com que a compra pela internet já tenha disparado nas últimas semanas. Quem não estava online, passou a estar. Segundo dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a alta das vendas totais foi de 40% nos primeiros 15 dias de março. E as redes sociais foram invadidas por uma enxurrada de público, conteúdo e live streamings.

As expectativas digitais aumentam à medida que os consumidores se isolam e experimentam os muitos benefícios do universo virtual. E, nesse novo cenário, a reinvenção das marcas pode chegar não apenas como vendas à distância e presença online, mas principalmente como busca de novos propósitos e fortalecimento de sua comunicação. Afinal, é natural o aumento pela busca do entretenimento como forma de escapismo e adaptabilidade à nova circunstância de distanciamento social. E quem criar conteúdo significativo e que agregue valor à vida das pessoas durante os tempos difíceis com certeza vai ser lembrado quando esse momento passar.

Ouvir o consumidor com empatia e respeito é o que fará com que essas marcas sejam reconhecidas positivamente num futuro próximo de retomada. A comunicação intimista, transparente, o compartilhamento de informações para o bem coletivo potencializarão a conexão entre pessoas e empresas. Em meio a um clima global de medo e ansiedade, a valorização dos pequenos momentos de alegria e a priorização do conforto e bem-estar de seus clientes não serão esquecidos. Sem falar na força da responsabilidade social que terá papel determinante na decisão de relacionamento e compra – principalmente das gerações Z e Millenials.

Uma das ações mais celebradas do mundo até agora foi a do grupo LVMH, que, desde a última segunda-feira, deixou de produzir perfumes para focar no álcool gel. Três das maiores fábricas do grupo, que detém marcas como Dior e Givenchy, passaram a investir na produção do desinfetante, que será doado para o sistema de saúde francês, sem custo algum. Serão pelo menos 39 hospitais públicos contemplados. E milhares de pessoas agradecidas.

Por essas e outras, diante de todas as incertezas, resta a única certeza de que nossas perspectivas sem dúvida serão alteradas depois que a crise passar. E o melhor jeito de superá-la é enxergando além, construindo agora o que pode nos levar mais longe depois. Por isso, aqueles que pensarem digitalmente e se comunicarem com empatia, senso coletivo e responsabilidade social agora estarão preparados para sobreviverem perante os novos paradigmas que se aproximam.


Sobre Tatiana Andrade:

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação de moda, luxo e varejo; Tatiana Andrade é Designer de Moda, com especialização em Marketing de Moda pelo Fashion Institute of Technology de Nova York e pós graduada em Marketing pela ESPM de São Paulo. Iniciou sua carreira na Iorane em Belo Horizonte; e continuou em São Paulo, onde desenvolveu estratégias de comunicação para clientes como Versace, Roberto Cavalli, Lolitta, Schutz, dentre vários outros na Index Assessoria; foi Head de Marketing da Guess no Brasil e de volta à BH, inaugurou em 2019 a Brand Boutique, agência de Branding e Marketing para marcas de moda, design e lifestyle.

2 Comentários

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    Willian 1 de abril de 2020

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    Jessica 30 de março de 2020

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