Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Proteção é a nova tendência

23 de abril, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Grifes do bem. Moda mineira dá exemplo de responsabilidade e investe na produção de máscaras para enfrentamento à Covid-19

A determinação para o uso de máscaras de proteção ao sair de casa está em vigor em Belo Horizonte desde o dia 16 de abril, quando foi publicado o Decreto número 17.332, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil. Deste então, diversas marcas mineiras têm se mobilizado para produzir esses equipamentos de proteção.

Um exemplo disso é o movimento Um Milhão de Máscaras – 1MM, que nasceu de um grupo de voluntários do setor da moda com o objetivo de criar uma rede de produção de máscaras a serem doadas a hospitais, asilos, comunidades e público em geral. Para isso, “estamos mobilizando as indústrias de confecção, oficinas, facções, costureiras independentes e quem puder nos ajudar”, explica Rita Engler, professora da UEMG e uma das coordenadoras do movimento.

Grifes de BH, como Bianza, Cláudia Rabelo, Isabella Paes, Kumara e Plural, foram as primeiras a aderir à causa e sua produção está a todo vapor. “O movimento nos trouxe alegria em meio ao caos. E, além disso, estamos gerando renda para costureiras autônomas que estavam ociosas e que têm na costura o sustento de suas famílias”, comemora Pedro Rabelo, diretor da grife Cláudia Rabelo.

O movimento atua em três frentes: produção de máscaras em TNT industrial para ajudar hospitais, clínicas e casas de apoio; confecção de máscaras em tecido, direcionadas para comunidades e pessoas em situação social frágil; e produção de máscaras com reaproveitamento de SMS (um tipo de não-tecido usado em embalagens para esterilização) hospitalar.

“Estamos orientando e sugerindo que as empresas possam fazer máscaras com o que têm em casa neste momento (ponta de estoque de tecidos, peças de coleções passadas, retalhos etc.), ou então incluir o molde da máscara no mapa de corte da coleção em vigor. É uma forma também de conscientizar o setor quanto à geração de resíduos têxteis”, aponta Gabriela Marcondes, da Ecomaterioteca, que faz parte da equipe de coordenação do 1MM.

Exemplo

Uma grife mineira que já vem seguindo essa dica é a Virgílio Couture. O estilista Virgílio Andrade está usando seu tempo em isolamento social para costurar máscaras utilizando refugo dos tecidos de suas peças. Todo o material produzido por ele será destinado às suas clientes e não estará à venda. “É sobre a moda não ser apenas sobre a roupa, mas também sobre pessoas”, conta ele.

Resultados

Como resultado dessa verdadeira união de esforços, o movimento 1MM já contabiliza mais de 200 mil máscaras produzidas graças à dedicação dos profissionais e marcas envolvidos. Para continuar viabilizando o projeto, os organizadores criaram um financiamento coletivo para remunerar as costureiras autônomas que se engajaram à causa. A meta é arrecadar 50 mil reais. Para doar, basta acessar o site https://evoe.cc/um-milhao-de-mascaras.

Proteção

Quem também se engajou em uma causa parecida foi a Multiplan, que administra o BH Shopping, o Diamond Mall e o Pátio Savassi, em Belo Horizonte, além de outros 15 malls em todo o País. A rede comprou 100 mil máscaras de proteção facial de tecido que serão doadas para lojistas e funcionários dos shoppings administrados por ela. Além disso, a companhia ainda fez a aquisição de 25 mil testes rápidos para a Covid-19, que serão disponibilizados, a partir de maio, para colaboradores e sistema público de saúde.

“Estamos solidários ao combate à doença e também buscamos oferecer aos nossos colaboradores, parceiros e lojistas os meios para trabalhar em segurança. Esperamos que nossa contribuição possa ajudar a estabelecer protocolos para lidar com essa crise da melhor forma possível”, disse José Isaac Peres, fundador e CEO da Multiplan.

Além da iniciativa para dar suporte ao setor médico, a Multiplan também vem apoiando lojistas na realização e divulgação de vendas por delivery nos shoppings para as operações que estão autorizadas a realizar entregas.

FOTO/ Pixabay


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!