Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Mas afinal, o que é branding e o que é marketing?

26 de setembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Tatiana Andrade. E qual o lugar de cada um na sua marca de moda ou pessoal

Muito tem se falado de branding, principalmente branding pessoal. Mas afinal, o que é branding, o que é marketing, qual a diferença entre eles, e como usá-los a seu favor?

“Sua marca é o que os outros dizem de você quando você não está na sala”. Foi o que disse Jeff Bezos, fundador da Amazon – uma das marcas mais valiosas do mundo. Vinda de quem realmente entende do assunto, a analogia torna mais fácil entender que o significado de uma marca está bem longe de ser apenas uma logo, um espaço físico ou virtual, ou um faturamento no final do ano. Marca é um conjunto de elementos e valores que não podem ser vistos, mas que podem ser percebidos pelas pessoas.

Leia também: Grife de vestidos de noiva comemora 10 mil atendimentos

O branding é exatamente um conjunto de esforços estratégicos orientados para a construção do que os “outros” percebem da Amazon, da loja do bairro, ou até de você mesmo como profissional “quando você não está na sala”. E essa percepção impacta diretamente no sentimento que uma marca causa e, mais ainda, no valor que se paga pelo seu produto ou serviço.

Então, se você é desses que sempre tentou entender porque existem produtos e serviços similares, sendo oferecidos por preços tão diferentes, fica a resposta: é porque valor é diferente de preço. Preço deve refletir o valor que o cliente dá ao produto/serviço. E esse valor pode (e precisa) ser construído desde o momento da sua criação, passando por toda a sua existência, gerando identificação, diferenciação e posicionamento.

Ok, e onde entra o marketing em tudo isso? Se o branding é o que os “outros” dizem de sua marca, o marketing é o que “você” diz sobre sua própria marca.

O marketing tem muito mais a ver com a forma como você conta para as pessoas sobre o seu valor. Ele pode ser entendido como um conjunto de decisões, processos e ferramentas, que vão levar o seu negócio para o mundo. E isso envolve análise e definição de produtos, preços, canais de comunicação e comercialização, público-alvo, mercado e vendas.

Leia também: Instituto Mano Down celebra 8 anos de conquistas e inclusão

Então qual é mais importante e por qual se deve começar? Se nem os profissionais da área chegam a um consenso sobre o assunto, a experiência prática me leva a crer que acreditar nos dois andando juntos é e sempre será o melhor caminho. Uma marca orientada apenas para o resultado que não sabe nem mostrar o seu valor, está fadada a brigar por preço e a não ter clientes leais. Enquanto a que tem apenas propósito, pode acabar tendo muita história para contar e ninguém para ouvir, recaindo na falta de viabilidade do negócio.

Ou seja, quer construir uma marca forte, diferenciada, bem posicionada e rentável? Aposte no branding e no marketing e crie uma boa história para contar e conte-a da melhor forma possível.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!