Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Limpeza de roupas, sapatos e acessórios precisa de atenção especial

28 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Covid-19. Para quem não pode aderir ao isolamento social ou precisa sair de casa em meio à quarentena, todo cuidado é pouco na hora de lavar as peças usadas na rua

Tirar e lavar as roupas usadas logo ao chegar em casa entrou na lista de cuidados básicos adotados para evitar a disseminação do coronavírus (COVID-19). A atenção é ainda mais necessária quando se trata de profissionais da saúde – que precisam sair para trabalhar diariamente – ou de pessoas que moram com integrantes do grupo de risco e precisam sair para fazer mercado ou comprar medicamentos, por exemplo.

Nesses casos, o ideal é que as roupas sejam retiradas logo na chegada à residência e que todos os itens sejam mantidos separados daqueles que são utilizados dentro de casa. Isso porque, no caso de uma eventual contaminação, essa separação evita que o vírus seja transferido para peças não contaminadas.

Na hora de lavar as peças, a boa notícia é que a maioria dos produtos existentes no mercado já são eficazes para eliminar as ameaças de vírus. As roupas podem ser lavadas com água e sabão, de preferência utilizando água quente. E nunca é demais lembrar: as peças com suspeita de contaminação devem ser lavadas separadamente das demais utilizadas dentro de casa.

Leia também: Coronavírus: Teleorientação é opção para evitar superlotação em hospitais

Quanto aos calçados, também deve-se retirá-los logo na porta de entrada, de modo a não transitar com eles pelos cômodos da residência. Além disso, não é recomendável guardá-los sujos. Para limpá-los, água e sabão já conseguem remover os resquícios do vírus. Porém, atenção para a quantidade de sabão, uma vez que, se for muito pequena ou se o tempo de molho for muito curto, é possível que sua utilização não seja eficaz contra o vírus.

Quando a peça de roupa em questão não puder ser lavada com água e sabão, como é o caso dos ternos, o ideal é lavá-la a seco na lavanderia. Isso consegue manter as fibras do tecido íntegras, conservando a peça por mais tempo, além de eliminar qualquer risco de contaminação.

Mas não são só as roupas e sapatos que merecem atenção. Os acessórios também entram no rol de itens que podem ser contaminados. A melhor indicação, neste caso, é que não sejam utilizados brincos, anéis, colares, pulseiras e relógios na rua. Caso seu uso seja imprescindível, ou a pessoa se esqueça de removê-los antes de sair de casa, a dica é fazer a limpeza dos objetos com álcool 70%. A medida também é válida para artigos como óculos de grau, bolsas, carteiras e até cartão de crédito.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!