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Crises de imagem no mundo on

26 de julho, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Tatiana Andrade. E o que os casos Cocielo e Gagliasso têm a nos ensinar sobre elas

Que o mundo mudou a gente já sabe, mas como as marcas que sobreviveram às mudanças devem acompanhá-las daqui pra frente, levanta diariamente algumas perguntas e questões. E é justamente sobre elas que esta coluna se propõe a refletir.
Uma das mais pertinentes e atuais é como lidar com as crises de imagem que têm surgido com recorrência nas redes sociais e, vez ou outra, escancaram a reflexão sobre o cuidado que devemos ter ao nos manifestarmos como empresas.

Os recentes casos envolvendo Julio Cocielo e Bruno Gagliasso, que há tempos falam antes de tudo como marcas – desde que perceberam justamente o potencial de negócios que gira em torno de sua expressão –, nos ensinam algumas lições. A principal delas é que não há mais espaço para comentários impensados no ambiente on-line.

Sobre o primeiro e seu post sobre o jogador francês Mbappé, apenas reforçamos o que já sabíamos: a nova cultura é absolutamente implacável com o preconceito e a falta de tolerância, assim como com qualquer opinião que possa ser encarada como tal. Empatia é palavra de ordem no mundo e na gestão de marcas modernas.

Com o segundo e sua polêmica resposta ao primeiro, incitando seu boicote em resposta ao preconceito, aprendemos um pouco mais e o crucial sobre Marketing de Causa: escolha bem cada causa que defende. E tenha respaldo completo para defendê-la, principalmente quando parte para o ataque. Do contrário, o discurso acaba duvidoso.

Por fim, as marcas vinculadas a Cocielo e Gagliasso também deixam seus ensinamentos. Ainda que com respostas rápidas e claras – premissas básicas de uma boa gestão de crise –, elas revelam como as relações entre marcas e influenciadores ainda têm muito a evoluir. Aos que articulam essas relações fica o reforço para olharem sempre através dos números, realizando uma imersão profunda no conteúdo, história e atitudes de quem endossará seu propósito.

Afinal, cada ponta da estratégia de comunicação de uma marca carrega o seu ativo mais precioso: a reputação. E nunca se esqueça, se má gerida, principalmente em tempos de crise, uma imagem lapidada por anos pode ser arruinada em minutos – ou em 140 caracteres.


Sobre Tatiana Andrade:

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação de moda, luxo e varejo; Tatiana Andrade é Designer de Moda, com especialização em Marketing de Moda pelo Fashion Institute of Technology de Nova York e pós graduada em Marketing pela ESPM de São Paulo. Iniciou sua carreira na Iorane em Belo Horizonte; e continuou em São Paulo, onde desenvolveu estratégias de comunicação para clientes como Versace, Roberto Cavalli, Lolitta, Schutz, dentre vários outros na Index Assessoria; foi Head de Marketing da Guess no Brasil e de volta à BH, inaugurou em 2019 a Brand Boutique, agência de Branding e Marketing para marcas de moda, design e lifestyle.

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