Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

A reinvenção da Gucci

20 de abril, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Por Tatiana Andrade. E a importância do posicionamento de marca em tempos de hiperconectividade

“Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”, disse o Gato a Alice no País das Maravilhas.
E, acreditem, foi mesmo o gato de Lewis Carroll quem trouxe ao mundo sem mais do que poucas palavras o preceito mais importante da Gestão de Marcas da modernidade.
Em tempos de hiperconectividade, posts de 24 horas, influencers-celebridades, streaming em tempo real e big data, os caminhos que podem ser seguidos acabaram se multiplicando e a decisão de onde se quer chegar – que nunca foi fácil – se tornou ainda muito mais complexa.
Mas, afinal, qual o caminho certo para a construção de uma marca de moda forte na era da informação? Para a pergunta de um milhão de dólares, vale trazer o caso Gucci em um dos melhores reposicionamentos dos novos tempos como destaque e resposta.
Marca florentina secular que nos últimos anos enfrentava o lugar-comum da tradição em decadência, desde 2015 a gigante italiana ganhou ares de new statement. Acertou em cheio focando nos Millenials e apostando em produtos fora do óbvio, colaborações inesperadas, campanhas ousadas e uma boa dose de revolução omnichannel. O resultado não demorou a chegar: um crescimento vertiginoso em vendas de 47% em 2017 contra uma média estimada de 5% para o segmento.
E ainda que muito se fale sobre o diretor criativo Alessandro Michele nesse processo de reinvenção, o homem por trás das câmeras, o CEO Marco Bizzarri – ex-Bottega Veneta e Stella McCartney – foi quem há três anos escolheu Michele contra todas as expectativas do mercado.
O segredo da dupla Bizzarri e Michele? Uma completa reestruturação de produtos, coleções, comunicação e marketing, conceitos de loja e até cultura corporativa como um primeiro passo para só depois disso partirem para uma Gestão de Marca reconhecida pela atitude contemporânea.
Quando perguntado sobre a difícil tarefa de apontar um novo diretor criativo até então completamente desconhecido no cenário fashion, no momento da sua assunção como executivo mais alto da Gucci, Bizzarri respondeu: “a decisão mais segura para mim definitivamente teria sido a escolha de um grande nome. Mas a pergunta que me fiz foi: eu queria mesmo tomar a decisão que as pessoas esperavam que eu tomasse ou a que eu acreditava que seria mais acertada?”
Bizzarri escolheu a segunda opção porque Planejamento Estratégico de Marca é mesmo bem por aí: ainda que todo mundo esteja fazendo o que o mercado espera, as marcas fortes se respaldam em reflexão, estratégia, tática, criatividade e execução para alcançar resultados. A nova Gucci identificou o lugar onde queria chegar primeiro, acreditou nele e só depois traçou os melhores caminhos.
Porque, no final das contas, para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar realmente serve; mas para quem sabe e acredita que chegará, os caminhos se mostram com mais clareza. foto arquivo pessoal


Sobre Tatiana Andrade:

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação de moda, luxo e varejo; Tatiana Andrade é Designer de Moda, com especialização em Marketing de Moda pelo Fashion Institute of Technology de Nova York e pós graduada em Marketing pela ESPM de São Paulo. Iniciou sua carreira na Iorane em Belo Horizonte; e continuou em São Paulo, onde desenvolveu estratégias de comunicação para clientes como Versace, Roberto Cavalli, Lolitta, Schutz, dentre vários outros na Index Assessoria; foi Head de Marketing da Guess no Brasil e de volta à BH, inaugurou em 2019 a Brand Boutique, agência de Branding e Marketing para marcas de moda, design e lifestyle.

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    flvfqvclkw 23 de junho de 2020

    elecnponvhssbecofgcfrcclrgbusy

  • Avatar
    amxsbcinfm 21 de junho de 2020

    fqgebbkthpztypsbqvxzrpslhrspnt

  • Avatar
    irwnmembst 17 de junho de 2020

    zlupekglghikrlstaavxzjxcloiwke

  • Avatar
    jnxdhshiai 17 de junho de 2020

    akwivyieatzbuyhohhhjvndehdqrgr

  • Avatar
    Lavonne Trinca 4 de junho de 2020

    I simply want to say I am just beginner to blogs and certainly loved this web page. Likely I’m planning to bookmark your website . You certainly come with incredible well written articles. Bless you for sharing with us your website.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

Avatar
Deixe um comentário