Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Museu da Moda oferece aulas gratuitas

09 de outubro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Evento & Moda. Começa nesta quarta feira, 9, em Belo Horizonte, o projeto “Aula Aberta” que promete reunir grandes nomes do mercado da moda. O evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura no Museu da Moda, localizado na Rua da Bahia, 1149, no Centro, contará com três encontros no mês de outubro.

O tema inicial é “Consultoria de imagem no Brasil: perspectivas e desafios” e traz uma aula em formato de roda de conversava. Dessa maneira, os profissionais da consultoria de imagem pensarão mercado, atuação, ética e desafios da profissão. Entre os professores participantes estão Aldo Clecius, Eduardo Carvalho, Luciana Cordeiro, Miriam Lima e Patrícia Franco.

Realizado desde 2017, a iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos entre o Museu da Moda, a sociedade civil e acadêmica da capital mineira Essas aulas abertas sempre contam com professores convidados e acontecem nas quartas-feiras, das 19h às 21h. A entrada é gratuita, mas é preciso destacar que há distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade e espaço sujeito à lotação.

O próximo encontro será no dia 16 de outubro, a abordagem temática será “Modos e moda do homem colonial mineiro: a indumentária dos inconfidentes”. A aula é o resultado da pesquisa histórica “Autos de Devassa: Inventário Ilustrado da Indumentária dos Inconfidentes”.

Leia também: Calvin Klein lança coleção de Primavera Verão 2019

Esse encontro vai ser realizado pelo professor e pesquisador, atual Coordenador do Curso de Moda da Universidade FUMEC, Antônio Fernando Santos, Doutor em Artes Visuais com concentração em Conservação e Restauração do Patrimônio Histórico e Artístico, Mestre em Artes Visuais com concentração em Conservação e Restauração e Especialista em Arte e Cultura Barroca.

O foco principal será a análise da moda e indumentária por levantamentos históricos da Inconfidência Mineira e aborda como as práticas sociais e culturais contribuem para o estudo do vestuário e os trajes de época. O objeto reforça o quão, a moda e a indumentária de uma época encontram espaços e são utilizadas para recontar a história, características culturais e práticas sociais de um povo. A partir desta análise, o pesquisador pôde compreender como os fatores históricos relacionam-se à moda e de que forma podem ser captadas por meio de estudos sociológicos.

Já no dia 23 de outubro, o tema abordado será “Moda e música pop: ontem, hoje e sempre”. A moda e a música pop sempre andaram juntas. Desde que a indústria fonográfica se estabeleceu como tal, ela se sustenta também na imagem projetada pelos músicos e na forma como a disseminam.

Leia também: Mas afinal, o que é branding e o que é marketing?

A partir da década de 1960, é possível observar um intercâmbio intenso entre papéis: divas pop fazem as vezes de estilistas e estilistas se tornam estrelas por vesti-las. A palestra da professora do curso de Design de Moda da Universidade FUMEC, Carla Mendonça, promove um passeio por alguns highlights dessa relação que se tornou uma máquina de construir ícones fashion.

Programação:

  • 09/10 – Tema: Consultoria de imagem no Brasil: perspectivas e desafios
    HORÁRIO: 19h às 21h
    PROFESSORES: Aldo Clecius, Eduardo Carvalho, Luciana Cordeiro, Miriam Lima e Patrícia Franco
    INSTITUIÇÃO CONVIDADA: Interno Estilo & FHouse
  • 16/10 – Tema: Modos e moda do homem colonial mineiro: a indumentária dos inconfidentes
    HORÁRIO: 19h às 21h
    PROFESSOR: Antônio Fernando dos Santos
    INSTITUIÇÃO CONVIDADA: FUMEC
  • 23/10 – Tema: Moda e música pop: ontem hoje e sempre
    HORÁRIO: 19h às 21h
    PROFESSORA: Carla Mendonça
    INSTITUIÇÃO CONVIDADA: FUMEC

Serviço:
Projeto Aula Aberta
Datas: 9, 16, 29 de outubro – quarta-feira – de 19h às 21h
Local: Museu da Moda – Rua da Bahia, 1149, Centro
Entrada gratuita
Informações: (31)3277-9248

Foto: Ricardo Laf


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário