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Treino simples é suficiente para eliminar excessos

29 de maio, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. Chegou a hora de colocar a sua bicicleta na rua e sentir na pele os benefícios dessa atividade que diverte e ainda proporciona gasto energético

O fato de não provocar impacto nas articulações faz da bicicleta a melhor aliada para promover o emagrecimento.

Quer mais vantagens? Andar de bicicleta é lúdico – afinal, você deu as primeiras pedaladas quando criança -, equivale a investir em uma poupança, porque economiza o dinheiro do transporte, e também contribui com a natureza, pois não polui o ambiente. Fora que em época da busca pela melhor forma de mobilidade urbana, o uso da bike destaca-se entre uma das melhores maneiras de se locomover e preservar a sua saúde.

Leia também: Coronavírus versus ciclismo

Com tantos benefícios, por que as mulheres ainda são resistentes à atividade? Um dos motivos é a falta de companhia, pois elas se sentem inseguras para encarar, sozinhas, as mudanças de marchas, o freia e acelera da bike, além do trânsito pesado das grandes cidades.

Esse medo é superado com um pouco de prática. E a melhor maneira de arrumar companhia é entrar para um grupo de ciclistas – e, o PelotonBH irá proporcionar esse link entre você e sua bike em breve.

PRIMEIRAS PEDALADAS

É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece. Essa frase capta bem o espírito da coisa – se você aprendeu quando era criancinha, mesmo que tenha ficado décadas sem subir na bike, é provável que você volte a pedalar com desenvoltura se tiver uma dose de persistência.

Antes de se aventurar no meio do trânsito, procure ruas calmas ou parques. O importante é não “brigar” com a bicicleta: corrija a trajetória com delicadeza e sem medo de cair. Isso pode acontecer, portanto, esteja preparado(a).

GASTO CALÓRICO

Além de ser um entretenimento e tanto, pedalar é proporciona queima de calorias. Veja:
– Ciclismo lazer 280 cal em 1 hora
– Ciclismo leve 420 cal em 1 hora
– Ciclismo moderado 560 cal em 1 hora
– Ciclismo corrida 693 cal em 1 hora
– Mountain bike 700 cal em 1 hora

Um passeio de bike rende como treino e pode equivaler a uma aula na academia. Mas você precisa adotar um ritmo um pouco mais intenso.

O ideal é que você pedale pelo menos 30 minutos. Seu fôlego não dá para tanto? Comece com menos e aumente aos poucos. Sua meta é atingir 60 minutos, para detonar mais calorias.

Para aquecer, inicie devagar e vá aumentando a velocidade. Você pode alternar cinco minutos em ritmo de passeio com cinco minutos em ritmo mais intenso. Esse tipo de treino, chamado intervalado, faz sucesso nas aulas de spinning e corrida, as campeãs na queima de calorias.

A pedalada cadenciada com mais rotações de pedal, num ritmo constante, no plano e durante pelo menos 40 minutos, é ideal para queimar gordura. Aliás, é um dos exercícios mais eficientes, melhor até que a corrida. Isso porque o corpo funciona numa frequência cardíaca baixa, usando apenas a gordura como combustível.

Colocar subidas no percurso é muito bom para melhorar o condicionamento físico e dar um up na musculatura da perna. O esforço extra da subida, alternado com a recuperação no plano, aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Quer tornear as pernas e secar gordura? Os especialistas fazem coro: o ideal é variar o local da pedalada, alternando terrenos planos e subidas. Caso não haja uma subida por perto, use as marchas mais pesadas, assim você vai ter que fazer mais força para pedalar.

As marchas da bicicleta costumam ser encaradas como um bicho de sete cabeças, mas não são. Como o câmbio de um carro, que serve para adaptar o giro do motor à velocidade e ao tipo de terreno, elas facilitam as pedaladas na subida, no plano e na descida. A dica aqui é simples: pratique que a troca vai ser automática, como quando você dirige um carro.

BIKE SEGURA

O principal ponto ao pedalar nas ruas é ver e ser vista. Não é à toa que as roupas de ciclismo são bastante coloridas e chamativas.

Há equipamentos obrigatórios para pedalar com conforto e segurança, tais como o capacete, pois 95% dos acidentes com bicicleta envolvem ferimentos na cabeça. Outros são: óculos, para proteger do vento, poeira e insetos; luvas, em caso de queda, as mãos são as primeiras a irem ao chão. As luvas de ciclismo são feitas especialmente para evitar arranhões.

As roupas devem ser claras e com detalhes refletivas (fundamentais à noite). Sobre os calçados, prefira sempre tênis. Jamais pedale de sandália ou chinelos, pois podem enroscar nos pedais, causando acidente. Não se esqueça das campainhas e espelhos: você anuncia sua passagem e vê tudo ao seu redor.
Siga @pelotonbh e acompanhe os eventos que em breve serão divulgados.

Vamos girar!


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1 Comentário

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    Rosangela 3 de junho de 2020

    Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!

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