Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

San Pedro é a base para desbravar o Atacama

18 de janeiro, 2020
Por: Jornal da Cidade BH
Texto: Gustavo Lovalho
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. Bikers mineiros participam de aventura pelo deserto no Chile e se surpreendem prelas paisagens, lagoas, montanhas e até vulcões

Se é para se aventurar de bike que seja em um lugar especial. Foi o que fizeram bikers mineiros que trocaram as festas de Réveillon por um “pedal” e “Trekking” em Vulcão  – de 27 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020 pelo Deserto de Atacama, no Chile. Ao final, todos saíram satisfeitos e surpresos com as experiências vividas.

San Pedro é a cidade-base para quem vai conhecer o deserto do Atacama. É rústica, com chão de terra e casas de barro. A rua principal, Caracoles, é cheia de lojinhas e restaurantes legais. A cidade tem cerca de 2 mil habitantes e muitos turistas circulando pela via.

Uma dica importante é se hospedar próximo a esta rua e quando não estiver passeando deserto a fora aproveitar o máximo de cidade – que é um charme.

Apesar da maioria das pessoas aproveitar o dia para fazer os passeios pelo deserto, nos momentos em que você estiver pela cidade pode aproveitar para conhecer alguns dos seus pontos turísticos também, sendo os três principais: a Igreja de San Pedro, construída no século XVI; o Museu Arqueológico Padre Le Paige que é rico em cerâmica atacamenha, múmias, tecidos e objetos religiosos; e o centro de artesanato.

Leia também: Programa de relacionamento prevê viagens pelo continente

Quando você imagina um deserto, fica difícil imaginar que ele tenha tantas lagoas. Mas o Deserto do Atacama é assim mesmo – surpreendente. Você verá diversas pelo caminho, mas anota aí quais são as consideradas mais bonitas para você ficar atento na sua viagem: Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miniques), Lagunas Escondidas. Uma é diferente da outra, mas todas com a sua particularidade.

FLUTUAR SEM AFUNDAR

Dois lugares para vivenciar essa experiência são a Laguna Cejar e as Lagunas Escondidas, o nível de sal nas lagunas é tão alto que você não consegue afundar na água da lagoa.

A primeira tem a água um pouco mais fria que a outra, mas ambas suportáveis. É superimportante saber que você não pode molhar a cabeça devido à salinidade da água. E prepare-se para ter o seu corpo todo coberto por sal quando você sair da água. Mas não tem problema – basta tomar uma chuveirada logo na saída das lagoas.

ESCALADAS

O Deserto do Atacama se encontra numa área de muitos vulcões, que deixam a paisagem ainda mais diferente aos nossos olhos. É possível escalar um deles até o topo – o Lascar – com 5.592 metros de altitude. A subida não é fácil, mas a paisagem pode recompensar o esforço – de um lado você vai ver a Cordilheira dos Andes e do outro a Lagoa Legía. É surreal e três dos nossos amigos bikers foram conquistaram o topo.

TERMAS DE PURITAMA

É difícil acreditar, mas no meio do deserto, mais especificamente na base de um cânion, existem piscinas naturais de águas quentes. As termas de Puritama têm temperatura da água entre 28°C e 31°C e é um passeio ideal para você encaixar no meio da sua viagem para dar uma descansada.

O local conta com boa estrutura de vestiários, banheiros, decks e caminhos de madeira para você circular entre uma piscina e outra. Além de ser uma experiência relaxante, a água com sulfato de sódio é recomendada para reumatismo, artrite e estresse.

A altitude elevada e a baixa umidade nos traz um pouco de desconforto, mas poder vivenciar esta característica desta inusitada parte do planeta nos conforta e as belezas naturais do entorno nos encanta.

Prepara-se que em 2020 o Peloton pelo Mundo voltará ao Atacama e você poderá realizar mais esta conquista.

Vamos girar?





FOTOS Gustavo Lovalho


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Andres Sutter 29 de junho de 2020

    I simply hope to tell you that I am new to putting up a blog and incredibly liked your page. Most likely I am prone to store your blog post . You simply have extraordinary article information. Delight In it for sharing with us your own blog information

  • Avatar
    Ernest Geist 4 de junho de 2020

    I simply want to mention I am just newbie to blogging and site-building and definitely loved your web page. More than likely I’m want to bookmark your site . You absolutely come with fantastic writings. Thanks a lot for sharing with us your web-site.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

  • Avatar
    Rc Cursos Online 22 de maio de 2020

    Olá aqui é a Mariana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Avatar
Deixe um comentário