Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Regras de ouro para pedalar na cidade

22 de maio, 2020
Por: Jornal da Cidade BH
Texto: Gustavo Lovalho
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. Respeitar a sinalização, informar mudança de direção e manter distância segura são algumas dicas de segurança importantes para o biker urbano

Para quem pode, o ideal é ficar em casa. Mas para quem tem que sair para trabalhar e usa a bicicleta como transporte, selecionamos algumas regras de ouro para pedalar na cidade. São dez “toques” muito importantes. Confere aí:

Veja e seja visto dia e noite: para manter sua segurança na bicicleta, é importante ver e ser visto pelos outros usuários da estrada. Iluminação dianteira e traseira assim como retrorrefletores são obrigatórias para bicicletas. Para ter a máxima visibilidade, considere usar um colete ou jaqueta refletora ao andar em duas rodas.

Respeitar as placas de sinalização e o Código de Trânsito: de bicicleta ou de carro, o Código de Trânsito Brasileiro governa o tráfego. Você é obrigado a respeitá-lo, assim como as placas de sinalização. Não tenha maus e perigosos hábitos de bicicleta: É proibido andar nas calçadas ou na contramão, por exemplo. Você deve respeitar também os semáforos, as paradas e qualquer outra placa de sinalização.

Informar as mudanças de direção: informe qualquer mudança de direção para evitar surpreender os outros usuários. Certifique-se de que nenhum carro o esteja ultrapassando se você virar à esquerda. Estique o braço e vá apenas se o caminho estiver livre.

Evitar ultrapassar pela direita: evite ultrapassar pela direita de outro veículo, mesmo no semáforo ou em um engarrafamento. Você se expõe a riscos, especialmente quando ultrapassar ônibus e caminhões. Você pode surpreender o motorista e ainda entrar no ponto cego do seu veículo.

Se por engano, o motorista se afastar ligeiramente ou virar à direita, ele corre o risco de não te ver e você ser atropelado.

Prestar atenção aos outros ciclistas e pedestres: andar de bicicleta na cidade é se deslocar em harmonia com os outros veículos e usuários da via. Preste muita atenção no movimento dos outros veículos, sejam carros, motos ou até mesmo outras bicicletas.

Trocar um olhar com os outros condutores permite, por exemplo, o melhor entendimento entre vocês. Ficar atento às pessoas na faixa de pedestres é um reflexo que você deve ter. Você estará pronto para frear, se necessário!

Manter uma distância segura: como no carro, a segurança nasce a partir de bons hábitos. Além disso, mantenha sempre uma distância de alguns metros do veículo à frente. Acima de tudo, mantenha uma distância segura (mínimo 1 metro) de carros estacionados no meio-fio. Assim, você evita o risco de dar de frente com uma porta aberta indevidamente.

Usar um capacete, elemento de proteção essencial: mesmo que por enquanto o capacete não faça parte dos equipamentos obrigatórios em uma bicicleta, o seu uso é fortemente recomendado durante todos os passeios na cidade. Não hesite: cuide de sua própria segurança e proteja-se.

Prenda sua bicicleta e evite os riscos: para combater o roubo das rodas, certifique-se de seguir algumas regras para proteger adequadamente sua bicicleta, entre elas estão prender sua bicicleta em um ponto fixo; para parada prolongada, preferir um cadeado de longa duração; escolher um local que lhe permita estacionar bicicletas; e prender sua bicicleta mesmo que por alguns minutos.

Atenção: muitas bicicletas estão equipadas com quick release nas rodas e assento. Lembre-se de também prender esses elementos ou opte por um sistema clássico de tranca.

Adapte suas roupas às condições climáticas da cidade: para o máximo de conforto, adapte sua roupa de ciclismo às condições meteorológicas do dia. Em dias quentes, tenha o hábito de usar roupas de ciclismo leves e respiráveis.

Quando o frio chegar à ponta do seu nariz, use roupas quentes e confortáveis. Finalmente, para se proteger da chuva, opte por uma roupa de ciclismo impermeável (capas e calças de chuva). Não deixe de pedalar por causa do tempo: escolher o equipamento certo é o suficiente para se deslocar com “todo o conforto”.

Faça revisões e verifique regularmente sua bicicleta: uma bicicleta requer algumas revisões e verificações regulares. Os dois elementos mais importantes para garantir a sua segurança são os freios e os pneus. Verifique regularmente a condição dos seus freios (cabos desgastados, pastilhas de freio, tensão dos cabos) e seus pneus (pressão, condição dos pneus).

Agora que você já conhece algumas regras essenciais, você está pronto para se considerar um ciclista urbano regular em qualquer época do ano. E, nesta época de pandemia, outro acessório hoje obrigatório é a máscara.
Vamos girar!

FOTOS /Divulgação JC / Sense


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário