Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Poderosa Superleggera: fibra de carbono deixa Panigale V4 ainda mais veloz

27 de fevereiro, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Novidade. Com chegada às lojas a partir de junho deste ano, supermáquina da Ducati é produzida em edição limitada a 500 unidades, todas rigorosamente numeradas para garantir exclusividade

Já existe uma motocicleta de rua com estrutura (chassis, braço oscilante e rodas) em fibra carbono, portanto mais leve e muito veloz. E atende pelo nome de Superleggera, a edição especial da Panigale V4 com produção limitada a 500 unidades em todo o mundo, que chega ao mercado a partir de junho deste ano.

No Brasil, o modelo exclusivo custa R$ 700 mil e já pode ser encomendado numa das concessionárias Ducati. No ato da reserva, contudo, é necessário efetuar o pagamento de sinal de R$ 100 mil. A confirmação de compra será validada entre a Ducati do Brasil e a Ducati Motor Holding.

Seu motor de 998 cc de cilindrada a 90 graus V4 fornece 224 cv de potência, mas pode chegar a 224 cv quando equipado com o escape Akrapovič de titânio para uso em pista, fornecido com a motocicleta.

Leia também: Panigale 1299 S vira sensação em Tiradentes

Para provar todo este potencial, Alessandro Valia, piloto de teste oficial da Ducati, levou a moto – equipada com o kit de corrida e pneus lisos – ao circuito de Mugello na Itália. E cravou 1min52seg45, um tempo de volta dois segundos mais baixo do que o tempo da volta de Panigale V4 R SBK, vencedora do Campeonato Italiano de Velocidade (CIV) 2019 com Michele Pirro.

Para garantir os padrões de qualidade e segurança, os componentes em fibra da moto são 100% testados usando as técnicas da indústria aeroespacial, como termografia, inspeções por ultrassom e tomografia.

Esses componentes são moldados em formas aerodinâmicas avançadas. Isso inclui a carenagem, que garante um nível de eficiência aerodinâmica que coincide e excede o das motos de MotoGP atuais.

Leia também: Cuidados especiais para viajar de moto

Devido aos aerofólios biplanos inspirados na Ducati MotoGP 2016, com o melhor desempenho neste campo, pode garantir uma força descendente de 50 quilos a 270 km /h, 20 quilos a mais do que o criado pelos aerofólios na Panigale V4 MY20 e V4 R. Essa força descendente melhora a aceleração, contrariando a tendência de acelerar e aumenta a estabilidade da frenagem.

As carenagens de fibra de carbono também exibem uma pintura inspirada na GP19 da Desmosedici, que justapõe o vermelho da GP19 com um carbono nu que enfatiza formas, materiais e detalhes técnicos.

Segundo a Ducati, os controles eletrônicos da moto também foram desenvolvidos para melhorar a natureza das corridas. Seus parâmetros operacionais são associados por padrão a três modos de pilotagem reprogramados (chamados Corrida A, Corrida B e Esporte).

Também há – pela primeira vez – cinco modos de pilotagem adicionais que podem ser personalizados com as configurações preferidas do motociclista.

O sistema de freios é da Brembo, com uma pinça MCS com uma folga de alavanca ajustada remotamente e pinças Stylema R, exclusivas da Superleggera V4. O objetivo é proporcionar maior consistência do curso do freio dianteiro em pistas longas.

A máquina vem com airbag integrado e um capacete de fibra de carbono, ambos estampados com as cores e os gráficos do modelo.

O pacote que a Ducati preparou para os entusiastas que compram uma Superleggera V4 também inclui acesso à “SBK Experience”, permitindo que os proprietários experimentem a Panigale V4 R, que compete no Campeonato do Mundo SBK, em uma pista de teste em Mugello.






Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Hermes Dagoberto 10 de setembro de 2020

    Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site: link acima.

    Sds.

    Hermes

  • Avatar
    Debrah Trudnowski 5 de junho de 2020

    I simply want to mention I am just new to blogs and really loved this page. Likely I’m going to bookmark your site . You really have amazing stories. Thanks a lot for sharing your blog.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

  • Avatar
    Marcel 28 de fevereiro de 2020

    A reportagem contém um erro, serão produzidas apenas 500 unidades e não 500 mil unidades como está escrito.

Avatar
Deixe um comentário