Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Peloton pelo Mundo desembarca no Deserto de Atacama no Chile com oito bikers

20 de dezembro, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Texto: Gustavo Lovalho
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. Sobre modelos Sense Versa, aventureiros vão enfrentar, durante sete dias, pedras e areia, em um local com clima extremamente seco e de grande altitude

Na próxima semana, embarco para minha quarta e última viagem sobre a bike de 2019. Uma Expedição que será marcada e comemorada com a virada do ano pedalando. O Peloton pelo Mundo desembarca no Deserto do Atacama no Chile e faremos nossos pedais com a Sense Versa, uma bike Gravel que está ganhando mercado entre os ciclistas.

De acordo com quem já foi, o deserto é um local que contamina, apavora e revela o jogo de luzes e sombras formando uma paleta de cores ideal para belas imagens e visuais surreais. O deserto resume o essencial da vida.

É nessa paisagem, repleta de pedras e areia, que eu e mais sete ciclistas iremos pedalar durante sete dias por um dos lugares mais sensacionais do planeta e que certamente será marcado para sempre em nossas memórias.

O Deserto do Atacama ocupa uma estreita faixa de terra entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes e se estende do sul do Peru ao norte do Chile. É situado a cerca de 3.000 metros altitude, o que torna seu ar rarefeito.

Pedalar por um deserto situado em grande altitude será uma experiência fabulosa e em um dos lugares mais secos do planeta será bastante diferente. Em algumas localidades não chove há mais de trinta anos.

Com uma rede hidrográfica pouco densa, a região é pontilhada por vulcões e lagoas. E está quase sempre coberta por uma bruma espessa e salgada. A escassa vegetação que conseguiu se fixar nesse ambiente quase estéril possui mecanismos para aproveitar a pouca umidade do ar, o que explica a existência de várias espécies de cactáceas. Elas fazem lembrar as bromélias típicas da mata

Atlântica, que se encontram dispersas, sobretudo pelas áreas mais abrigadas dos ventos.

A beleza da paisagem, os curiosos salares (depósitos naturais de sal) e gêisers de água quente atraem turistas do mundo inteiro para esse deserto sul-americano.

O Deserto do Atacama não se parece com nenhum outro deserto. O traço suave das dunas de areia esculpidas pelo vento é obra rara. Permanece a natureza violenta, provocando terremotos, erupções vulcânicas, cinzelando na terra dura e ressequida imensos planaltos, salinas, desfiladeiros e quebradas.

Na sequência desta viagem, passaremos quatro dias na capital, Santiago do Chile, desenvolvendo o projeto Peloton Gastrô entre o melhor da culinária da região.
Na nossa próxima PEDALANDO irei relatar todas essa nossa experiência. Excelente festas a todos. E vamos girar.

 


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário