Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Pedal em Mallorca

05 de setembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. Famosa pelas praias e montanha maravilhosas, ilha mediterrânea atrai ciclistas de todo o mundo em busca de passeios incríveis

Mallorca é a maior das ilhas Baleares, localizada perto da costa leste da Espanha, no Mediterrâneo. Famosa pelas praias e pela bela costa, atrai durante todo o ano e, principalmente no verão, uma quantidade enorme de turistas de todas as partes do mundo.

Mas para nós, ciclistas, o que mais nos cativa são as famosas montanhas da Serra de Tramuntana (Patrimônio Mundial da Unesco), localizada ao norte da ilha. E este é o local que escolhemos para ficar durante os treinos anuais realizados por lá.

Alguns do pedais de estrada mais bonitos do planeta estão em Mallorca. Sempre escutamos dizer dos vários picos de ciclismo que a Europa tem, mas Mallorca é única. As paisagens, o mar turquesa que vemos a cada curva, as estradas perfeitas para a prática do esporte e a quantidade de ciclistas que você encontra a cada treino nos faz sentir que estamos no lugar certo. E o sorriso no rosto aparece fácil para os amantes do esporte.

Leia também: Serra do Rio do Rastro

Sa Calobra é a montanha mais famosa de Mallorca e umas das mais famosas do mundo. Sem dúvida é um sonho para todo ciclista que gosta de subida. Para que você possa subir e conquistar a montanha, fazer um “bate e volta” no porto de Sa Calobra é necessário.

A descida até o porto é maravilhosa e perigosa. Você tem que estar o tempo inteiro atento a tudo e a todos os vários ciclistas que sobem e descem a montanha até o sol se pôr.

Chegando ao porto você terá um belo visual da praia, restaurantes e cafés para que possa recarregar suas energias e voltar até o topo. Após seu merecido descanso a subida de Sa Calobra são 9,5 quilômetros com um ganho de altimetria de 670 metros e média de inclinação de 8% com alguns picos de 13%.

Apesar de dura, durante a subida você irá se distraindo com o zigue-zague de encostas rochosas e o enorme número de ciclistas descendo e subindo. Você terá a sensação de estar no “parque” dos ciclistas.

Para os que pedalam por ali no começo da temporada, meses de fevereiro e março, encontrar equipes profissionais treinando é bastante comum. O ex Team Sky, que agora é Team Ineos, entre outras equipes escolhem Mallorca para realizar a sua base de treinos para a temporada profissional.

Um outro local – o meu preferido -, é rota de todo ciclista que está em Mallorca; chama-se Cap Formentor. Fica situado no ponto mais ao norte da ilha. A estrada perfeita entre as rochas e o mar turquesa traz uma sensação de que você está no local certo e na hora certa.

Leia também: Sense e Swift Carbon se unem para criar a linha S2

É surreal todo o caminho e toda a beleza que este curto treino – cerca de 50 quilômetros partindo de Alcúdia – proporciona. Chegando ao farol, além do visual que você realmente fica estagnado de tanta beleza, um café o aguarda ali para fugir dos ventos fortes e do frio, que, conforme a estação do ano, pode congelar você. Separe alguns minutos do seu treino para curtir este momento no farol; será um daqueles eternizados na sua memória.

Em 2020, o Peloton Pelo Mundo, projeto da qual participo, desembarca na ilha para dois ciclos de treinos, que envolvem ciclismo, natação e corrida. Estaremos em Mallorca na semana de 21 a 28 de março, ciclo 1. E de 28 de março a 4 de abril, ciclo 2.

Esta época do ano que escolhermos é bem propícia para a prática do esporte. O clima é mais ameno e as estradas ficam mais vazias, te proporcionando mais conforto e segurança. Além de toda a beleza e atmosfera positiva para se pedalar e treinar, um outro ponto positivo de Mallorca é o respeito que os motoristas, que por ali transitam, têm para com os ciclistas.

Enfim, programe-se, porque Mallorca irá surpreender e encantar você. Vamos girar?





Fotos: Gustavo Lovalho e Wagner Araújo

Pedal em Mallorca
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!