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Moto precisa de conservação extra durante a quarentena

17 de maio, 2020
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Manutenção. Fabricante Harley-Davidson dá algumas dicas de cuidados, mas que podem valer também para outras marcas

Durante este período de isolamento social, as motos paradas na garagem precisam de cuidados especiais e muita atenção. Mas é importante pensar que tudo vai passar e que a máquina deve estar em perfeito estado.

O fabricante Harley-Davidson preparou uma série de sugestões que valem para os seus modelos, mas podem ser adaptadas para outras marcas. Afinal, todas são motocicletas.

Um dos itens que mais precisa de atenção durante o período em que sua motocicleta ficará parada ao longo da quarentena é a bateria. Isso porque ela pode perder a carga e não ter capacidade de dar partida quando você precisar.

O recomendado é ligar a motocicleta e colocá-la em movimento para o sistema elétrico poder realizar a recarga, porém, essa situação só é indicada para quem reside em um condomínio fechado ou em um bairro tranquilo, ou então em garagens grandes de prédios.

Lembre-se: ligar a motocicleta e não rodar não tem a mesma eficiência para recarga da bateria, além de não ter a refrigeração necessária para o motor. Recomenda-se o desligamento do polo negativo da bateria ou retirar o fusível principal da motocicleta que pode ser a tarefa mais fácil.

Nos casos em que a motocicleta fica parada por longos períodos a recomendação é que seja a0bastecida com gasolina premium, de alta octanagem. A gasolina que possui maior octanagem apresenta maior prazo de validade.

Ou seja, dura mais tempo dentro do tanque de combustível mantendo as características essenciais. Além disso, este tipo de gasolina tem menor teor de etanol anidro em sua composição, 25% contra 27% das gasolinas comuns.

A mesma precaução existe com o óleo, que também pode oxidar e ficar contaminado quando a motocicleta acaba permanecendo parada e sem atividade por muito tempo.

O óleo escorre para o cárter, deixando as partes superiores do motor com uma lubrificação deficiente, por isso é essencial utilizar o óleo recomendado pelo fabricante. É recomendada a troca do óleo por intervalo de tempo e não por quilometragem rodada nos casos em que a moto fica parada por longos períodos.

É importante não deixar os pneus murchos. Lembre-se de calibrar com a pressão indicada no manual do proprietário.

Caso o período em que a moto ficará parada seja muito longo, é recomendada a calibragem máxima permitida no manual (como se estivesse com piloto, passageiro e carga) em PSI.

Em casos extremos, que demandam muito tempo, mas podem ocorrer, os pneus em contato com o solo em uma só posição prolongada, podem sofrer deformação e “achatar” levemente com perda de pressão. Quando for rodar novamente, até o pneu aquecer e recobrar a circunferência padrão, o piloto pode sentir diferença na condução.

Como a motocicleta vai ficar estacionada na garagem por muito tempo, é importante utilizar uma capa para protegê-la – principalmente no caso de possuir animais de estimação que frequentam a garagem, já que eles que podem ocasionalmente morder ou arranhar para-lamas, carenagens, alforges, pneu, banco, e até mesmo urinar nas rodas, o que pode causar danos.

FOTOS / Getty Images


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1 Comentário

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    xander 19 de maio de 2020

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

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