Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Honda atualiza CB 650R e CBR 650R

24 de julho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Neo Sports Café. Com design distintos para cada uma delas, motocicletas compartilham motor tetracilíndro, suspensão, freios e até tipos de rodas

As novas CB 650R e CBR 650R já estão nas concessionárias Honda (mais de 1 mil) de todo o País. São inspiradas no conceito Neo Sports Café, inaugurado no Brasil pelo modelo CB 1000R, da mesma marca, e têm preços sugeridos de R$ 39.416,00 e R$ 41.080,00, respectivamente. São valores bases de São Paulo e não incluem frete e seguro.

O motor é o mesmo para ambas. O tetracilíndro DOHC de 16 válvulas e 649 cc de cilindrada recebeu alterações que visaram aumentar a entrega de potência em médias rotações. A potência máxima é de 88,4 cv à 11.500 rpm o torque é de 6,13 kgm.f a 8.000 rpm.

As modificações realizadas no motor envolveram o redesenho dos pistões, que preservam a saia assimétrica, e das câmaras de combustão. O mesmo acontece com relação ao sistema de distribuição, no qual os comandos de válvulas, molas e corrente de acionamento foram ajustados para as novas características de potência e torque.

Uma característica deste motor é a extensa rede de passagens internas do líquido de refrigeração, que permitiu eliminar em grande parte mangueiras externas do sistema. Outro aspecto é a inclinação da bancada dos cilindros 30 graus à frente. Também são características na moto o câmbio verticalizado e pequeno motor de arranque situado atrás da bancada.

As duas ainda compartilham um chassi tubular de aço tipo Diamond, que difere daquele usado nas “F” principalmente na região do eixo da balança de suspensão traseira. As traves que sobem em direção guidão também tiveram sua especificação modificada, agora mais flexíveis na região central e mais rígidas na conjunção com a coluna de direção.

A alteração foi motivada pela introdução de uma nova suspensão dianteira, a Showa SFF (Separated Function Fork) do tipo invertido. A traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições.

Os freios têm sistema ABS antitravamento e atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões fixados radialmente. Também são novas as rodas com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

No design os modelos apresentam particularidades. A CB 650R é mais compacta e se caracteriza pela curta rabeta e grupo ótico circular que aderente à suspensão e painel de instrumentos.

Tem um longo tanque, de formato musculoso, que praticamente se funde com o motor de quatro cilindros em linha. A chave de ignição está posicionada na parte frontal do tanque e o painel é retangular LCD Black out.

A CBR 650R, por sua vez, é mais esportiva. Possui faróis duplos com extremidades voltadas para o alto. O tanque, o assento em dois níveis e rabeta compacta compõem a silhueta agressiva da moto.





FOTOS / Divulgação JC / Honda


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gustavo Sardinha 28 de julho de 2020

    Meu amigo, muito legal a matéria; mas não são os dois modelos caracterizados pelo estilo NSC (Neo Sports Café), e sim, somente a CB 650R. A CBR 650R não segue o citado estilo.

  • Avatar
    Vitória Gama 26 de julho de 2020

    Sim

  • Avatar
    Antonelli Gama de Paula 26 de julho de 2020

    Sim

    • Avatar
      Antonelli Gama de Paula 26 de julho de 2020

      Sim

  • Avatar
    nino 24 de julho de 2020

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

Avatar
Deixe um comentário